UOL Viagem

Dado Villa-Lobos

Na estrada, guitarrista do Legião escuta Jesus and Mary Chain, Black Alien e até Shakira

Da Redação

TV UOL

Dado Villa-Lobos participa de bate-papo com o público do UOL

A LISTA COMPLETA

  1. Todas do álbum "Automatic"Jesus and Mary Chain
  2. Todas do álbum "Psycho Candy"Jesus and Mary Chain
  3. The Golden AgeBeckOuvir
  4. Todas do álbum "'Nocturama"Nick Cave
  5. Mister NiteróiBlack AlienOuvir
  6. This LullabyQueens of Stone AgeOuvir
  7. Dani CaliforniaRed Hot Chilli PeppersOuvir
  8. Seven Nation ArmyWhite StripesOuvir
  9. Prelude and Fugue No.9 em Mi Maior - PreludeGlenn GouldOuvir
  10. Hips Don't LieShakira
Dado Villa-Lobos já nasceu em "berço de músico": natural de Bruxelas, na Bélgica, o ex-guitarrista da Legião Urbana é sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos. Antes de tocar com Renato Russo, ele fez parte da banda Dado e o Reino Animal, e é dele a produção dos dois últimos discos da Legião, "A Tempestade ou O Livro dos dias" e "Uma Outra Estação".

Dado assina ainda as trilhas sonoras dos filmes "O Homem do Ano" e "Bufo & Spallanzanni", pelo qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami, em 2001. Seu primeiro trabalho solo, o álbum "Jardim de Cactus", foi lançado em 2006 por sua própria gravadora, a Rock it!.

Quando o assunto é música para ouvir na estrada, Dado Villa-Lobos confessa que prefere ligar o aparelho de MP3 no modo "shuffle", que toca as músicas de maneira aleatória. No seu caso, isso significa ouvir desde os discos "Automatic" e "Psycho Candy", da banda escocesa Jesus and Mary Chain, até "Sea Change", do americano Beck.

Antes de escolher "shuffle" na tela do toca-MP3, Dado carrega o aparelho com uma seleção eclética. "O último disco que coloquei no iPod foi 'Nocturama', do Nick Cave. Também gosto de ouvir o rap de Black Alien, ex-Planet Hemp", conta o músico em entrevista exclusiva para o UOL Viagem. O álbum "Lullabies to Paralyze", do grupo Queens of Stone Age, é outro que tem espaço garantido em sua trilha.

Dado confessa ainda que, recentemente, escuta muito a música do compositor Katrine. "É um ritmo eletrônico, mas pop ao mesmo tempo. Em suas canções, ele fala das coisas mais íntimas. Katrine não tem escrúpulos", revela o ex-Legião Urbana. "É bom citar também a italiana Carla Bruni", completa.

Também entram no iPod de Dado o novo disco do Red Hot Chilli Peppers, "Stadium Arcadium"; o álbum "Elephant", da dupla White Stripes; e "Cravo Bem Temperado" de Bach, tocado por Glenn Gould. "Simplesmente fantástico", comenta o guitarrista.

A lista inclui ainda o atual hit de Shakira. "Minha última viagem foi para a Alemanha, durante a Copa do Mundo. Fui com a família e alugamos um carro para viajar. Escutamos rádio o tempo todo e o que mais ouvimos foi a música 'Hips Don't Lie', na qual Shakira divide os vocais com Wyclef Jean, do Fugees", lembra Dado.

Durante a viagem pela Alemanha, que durou 20 dias, o músico se encantou com um vilarejo a 60 quilômetros de Munique. "Era um lugar maravilhoso. Ficamos à beira de um lago cheio de sol e felicidade", lembra. "Vale a pena conhecer a Alemanha durante o verão. Tem muita coisa legal para ver neste país: castelos, museus, lagos. O povo é muito simpático e civilizado", dá a dica. E para quem gosta de velocidade, Dado completa, em tom de confissão: "Bati o meu recorde na autoban: fui a 225 quilômetros por hora!".
Na estrada, guitarrista do Legião escuta Jesus and Mary Chain, Black Alien e até Shakira
MAIS
Leia a íntegra do bate-papo de Dado Villa-Lobos no UOL