UOL Viagem

Lúcio Maia

Guitarrista da Nação Zumbi escuta Tom Jobim e Bob Marley em suas andanças

Da Redação

Matuiti Mayezo/Folha Imagem

Lúcio Maia gosta de caminhar ouvindo Savath Savalas

A LISTA COMPLETA

  1. Yellow FeverFela Kuti
  2. Uno EstaYesterdays New Quintet
  3. RugasNelson Cavaquinho
  4. Africa UniteBob MarleyOuvir
  5. Toda ColoridaJorge Ben Jor
  6. JuremaTim MaiaOuvir
  7. Tereza My LoveTom JobimOuvir
  8. AlvoradaCartolaOuvir
  9. RespirandoNação ZumbiOuvir
O guitarrista da Nação Zumbi, Lúcio Maia, diz que a maioria das viagens que faz é com a banda. "A última viagem realmente bacana que fizemos foi uma turnê em agosto do ano passado, quando tocamos na Turquia, na Macedônia e na Eslovênia, que são lugares que provavelmente eu nunca conheceria em outras circunstâncias", revela Lúcio.

"Istambul é uma metrópole incrível, que tem seu lado moderno, mas ao mesmo tempo uma influência do oriente antigo muito grande. É um lugar completamente globalizado, com muita informação, seja na música ou até na comida. Aliás, a comida é uma capítulo à parte, lá é um grande centro gastronômico", diz.

"Já a Escópia, capital da Macedônia, é uma cidade feia. Houve um terremoto na década de 60 que destruiu parte do lugar. Quando reconstruíram, fizeram de um jeito que não ficou legal", critica.

Lúcio acredita que viajar é uma boa oportunidade para comprar instrumentos e pesquisar música: "É bacana porque dá pra trazer alguns discos. Eu geralmente vou atrás de umas paradas mais 'roots'", entrega.

"Se a idéia é pôr o fone no ouvido e sair para dar um rolê, caminhar pelas ruas da cidade, é bacana ouvir algo tranqüilo, como o Savath Savalas", indica. "Mas música para se ouvir em viagem é uma coisa que depende muito da situação".

Lúcio segue então com uma lista na qual elege temas de MPB, como "Rugas", de Nelson Cavaquinho; reggae clássico, como "África Unite", de Bob Marley; e a música "Uno Esta", do Yesterdays New Quintet, projeto de jazz do produtor de hip hop Madlib.

"A viagem mais bacana que eu fiz foi em 1995, quando fomos tocar no Summerstage Festival, no Central Park, em Nova York. Era a primeira vez que íamos à gringa, Chico ainda estava vivo e fomos para tocar com o Gilberto Gil", lembra o guitarrista.

Mas quando indagado sobre a coisa mais bacana numa viagem, Lúcio responde sem titubear: "Poder voltar".

Veja lista completa do guitarrista ao lado. Guitarrista da Nação Zumbi escuta Tom Jobim e Bob Marley em suas andanças