Topo

De saca-rolha hi-tech a mini adegas, veja apetrechos diferentes para vinhos

Do UOL, em São Paulo

01/04/2017 04h00

Não adianta negar - quando se trata de vinhos, o que não falta é equipamento interessante para ajudar os apreciadores da bebida. De aplicativos que servem como "sommelier de bolso" até saca-rolhas modernos e adegas portáteis (para quem não tem espaço para realizar o sonho da 'cave' própria), há todo tipo de produto para facilitar a vida de quem ama um bom vinho. 

  • Reprodução/facebook.com/Coravin

    Saca-rolha...que não tira a rolha

    Saca-rolhas movidos à pilha não são exatamente novidade - que tal um sistema que abre o vinho sem remover a rolha? É o que promete o Coravin, equipamento que tira o vinho da garrafa e, ao mesmo tempo, injeta um gás inerte para manter a conservação da bebida por meio de uma agulha -- tudo isso sem remover a rolha do lugar. A única coisa complicada é que o produto ainda não esta à venda no Brasil.

  • Divulgação

    Sommelier de bolso

    Precisando de uma ajudinha para comprar um vinho novo e não tem para quem apelar? Apele para o celular. O Vivino (www.vivino.com) é um dos aplicativos mais populares no mercado de bebidas, com cerca de 23 milhões de usuários. Ao tirar uma foto do rótulo do vinho, o programa identifica a bebida e oferece resenhas de usuários e a média de preços (disponível inclusive em reais). Gratuito para sistemas Android e iOS.

  • Reprodução/facebook.com/vacuvin

    Bomba a vácuo para vinhos

    Sobrou vinho na garrafa e ninguém mais quer beber? Dá para guardar o vinho para outro dia, com a ajuda de uma bomba a vácuo, que remove o ar da garrafa, impedindo que o líquido oxide e estrague.

  • Reprodução/facebook.com/VacuVin

    Termômetro de garrafa

    Quem não tem climatizador eletrônico pode apelar para um termômetro - seja acoplado ao saca-rolhas ou na forma de um relógio de pulso para prender ao redor da garrafa, entre os vários modelos disponíveis no mercado.

  • Reprodução/instagram.com/corkcicle/

    Climatizador para vinhos

    Um balde de gelo funciona, mas alguns gadgets prometem refrescar o vinho mais rápido e por mais tempo. Alguns modelos eletrônicos, por exemplo, permitem até que o usuário escolha a temperatura desejada para a garrafa. Já o Corkcicle (foto) promete manter a bebida na temperatura ideal: basta deixar o produto na geladeira por meia hora e, depois, colocá-lo dentro da garrafa.

  • Getty Images

    Adega portátil

    Uma adega sob medida é o sonho de muitos enófilos - o problema é ter espaço o suficiente em casa para acomodar todo o equipamento necessário. Para resolver a questão, vale apelar para mini-adegas, com tamanhos variados - elas podem comportar de oito até quarenta garrafas em atmosfera controlada e sem ruídos.