Topo

Jéssica Ellen sobre infância na Rocinha: "Sabia de que arma saía o disparo"

Jéssica Ellen - Roberto Filho/Brazil News
Jéssica Ellen Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Colaboração para o UOL

22/09/2017 19h40

A atriz Jéssica Ellen, que interpretou Rose em "Justiça", fez um desabafo em seu Instagram nesta sexta-feira (22) sobre os confrontos entre policiais e traficantes na favela da Rocinha, no Rio.

"Precisamos ser mais empáticos! O que acontece hoje na cidade do Rio de Janeiro demonstra o quanto somos afetados uns pelos outros. É importante nos informar, saber do que está acontecendo, e o exercício que eu proponho é que, mesmo diante do caos, a gente tente acalmar nossas mentes e corações. Meditando, rezando, conversando com suas crianças dentro de casa", pediu ela.

Jéssica lembrou que foi criada na comunidade e que viveu momentos muitos difíceis, como falta de água e luz, e outros bons. "Quando rolava tiroteio, a brincadeira dentro de casa era adivinhar de qual arma tinha saído o disparo... E acreditem: infelizmente a gente sabia (Que merda né? Nenhuma criança deveria saber). Mas também tive lindos momentos de uma infância livre, feliz, brincando descalça, subindo em árvores", relatou.

A atriz agora vive em Humaitá, bairro de classe classe média-alta e alta  na zona sul do Rio. "Mas meu coração está aflito... toda a minha família mora na Rocinha ainda. Ascender socialmente sozinha tem alguma valia?", refletiu.

 

Precisamos ser mais empáticos! O que acontece hoje na cidade do Rio de Janeiro demonstra o quanto somos afetados uns pelos outros. É importante nos informar, saber do que está acontecendo, e o exercício que eu proponho é que, mesmo diante do caos, a gente tente acalmar nossas mentes e corações. Meditando, rezando, conversando com suas crianças dentro de casa. Sou da favela da Rocinha, sou cria do morro! Vivi momentos difíceis... Muitas vezes não tinha água pra tomar banho, faltava luz, quando rolava tiroteio, a brincadeira dentro de casa era adivinhar de qual arma tinha saído o disparo... E acreditem: infelizmente a gente sabia (Que merda né ? Nenhuma criança deveria saber). Mas também tive lindos momentos de uma infância livre, feliz, brincando descalça, subindo em árvores. E é isso que desejo para os moradores das favelas cariocas: a alegria e tranquilidade novamente. Na infância eu não tinha muito brinquedo porque quem mora na favela geralmente não tem muito dinheiro. Mas a minha imaginação, a dos meus irmãos e primos nos tornava livres para inventar o que bem quiséssemos! Hoje, aos 25 anos, eu não moro mais lá. Moro no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. E vendo aqui da minha janela, a cidade está calma... funcionando normalmente... Mas meu coração está aflito... toda a minha família mora na Rocinha ainda. Ascender socialmente sozinha tem alguma valia? Como diz a música dos Racionais Mcs: "o dinheiro tira o homem da miséria, mas não pode arrancar de dentro dele a favela. São poucos que entram em campo pra vencer. A alma guarda o que a mente tenta esquecer". Diante desse verso me pergunto: Qual a nossa responsabilidade diante do caos em que se encontra a cidade? De que forma podemos ajudar? Te convido a fazer o mesmo! O mundo está precisando de amor e afeto! Meu coração é favela e amor. Aos moradores da Rocinha e Santa Marta, todo o meu carinho! Vocês estão em minhas preces e orações! Que Oxalá nos proteja! Asé

Uma publicação compartilhada por Jéssica Ellen (@ellen.jessica) em