Topo

Rainha Elizabeth dá presente inesperado ao marido nos 70 anos de casamento

Rainha Elizabeth II e príncipe Phillip - Getty Images
Rainha Elizabeth II e príncipe Phillip Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

20/11/2017 16h09

Há exatos 70 anos, a rainha Elizabeth II subiu ao altar para oficializar sua relação com o príncipe Phillip. E para claramente agradecer ao marido pelas “bodas de platina”, ela o presenteou com uma inesperada ordem dinástica da cavalaria, a Knight Grand Cross of the Royal Victorian Order (GCVO).

Na prática, o Duque de Edimburgo recebeu das mãos da esposa um reconhecimento pelos serviços distintos prestados à monarca e aos membros da família real. Esse tipo de honra foi criado em 1896 pela rainha Vitória para agradecer principalmente aos membros da cavalaria real. O “Knight Grand Cross” é o mais alto grau da ordem, cujos níveis inferiores são frequentemente destinados a funcionários de longa data do palácio.

Veja também:


Há 20 anos, durante as “bodas de ouro”, a rainha já havia declarado que Philip tem sido sua “força e permanência” ao longo de seu reinado e casamento. Um reconhecimento visto pelos britânicos como fundamental ao homem que caminha há mais de 60 anos a alguns passos da esposa.

Para marcar o aniversário do enlace do casal, os sinos da Abadia de Westminster, onde aconteceu a cerimônia religiosa há sete décadas, tocou por três horas. Os dois se conheceram quando ainda eram adolescentes.