Topo

Este desastre mostra que celulares podem atrapalhar (e muito) os casamentos

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 18h12

Noiva pronta para entrar na igreja. Os convidados, ansiosos, ficam em pé para ver a passagem da grande estrela do evento. A maioria saca o celular e começa a filmar e fotografar a cena. O problema acontece quando uma dessas pessoas se atrapalha com a decoração e cai no meio da igreja, bem neste momento crucial.

Sem saber muito bem o que fazer, a noiva paralisa enquanto a equipe de apoio corre para limpar a bagunça e dar sequência a cerimônia. Já a convidada não se abalou e continuou filmando tudo, normalmente. A cena digna de um pastelão bombou na Facebook esta semana, com cerca de nove milhões de visualizações e 76 mil compartilhamentos.

O uso de celular pelos convidados de um casamentos é um assunto polêmico entre os próprios fotógrafos. Será que, no fim, atrapalha o resultado final desse trabalho, que costuma custar um bom dinheiro aos noivos? O UOL foi procurar alguns fotógrafos para falar do assunto.

Tendência para o futuro

Fotógrafo gosta das intervenções - Everton Rosa - Everton Rosa
Imagem: Everton Rosa

"Não sou contra o uso do smartphones, e nem o de outras câmeras amadoras. Exatamente porque, como fotógrafo, tenho a responsabilidade de mostrar os acontecimentos e, se o mundo está tecnológico, deixo os celulares entrarem na cena. Dá seu charme.

Certa vez, quando fotografei um casamento em Viena (Áustria) em 2013, tinham vários convidados registrando o evento com tablets daqueles modelos grandões. E eu mostrei isso nas imagens, até para documentar aquele momento para o futuro. Quem vê a foto, mesmo sem saber a data exata, consegue perceber quando aconteceu aquele casamento só de analisar a tecnologia inserida na cena.

Penso, inclusive, que as fotos tiradas por smartphones são tendência para um futuro próximo. Seja para aquelas pessoas sem possibilidades financeiras de pagar por um trabalho profissional, ou até para aquele casal mais descolado, ter um álbum de casamento feito apenas com essas fotos. Isso porque queremos lembrar de momentos e de pessoas independentemente da forma".
Everton Rosa, fotografa casamentos há 30 anos

Casamento desconectado

Leandro quer casamento desconectado - Leandro Amaral - Leandro Amaral
Imagem: Leandro Amaral

"A presença de convidados com celulares acabou se tornando comum, mas é um problema. Antes, quando a porta abria, a primeira imagem que a noiva tinha era do fotógrafo. Agora, ela vê praticamente uma decoração de celulares. Certa vez, uma senhora entrou no corredor da igreja e se colocou na minha frente para tirar uma foto. A cerimonialista precisou paralisar o casamento até que ela saísse.

Na festa eu até gosto, mas na igreja realmente atrapalha. Isso porque os padrinhos, por exemplo, acabam sem saber para onde olhar. Até por isso, antes do início da cerimônia, acabo orientando todos que eles precisam focar na minha lente e evitar se distrair com os celulares.

Me caso em julho e eu e minha noiva decidimos fazer um "casamento desconectado". Mandamos produzir 270 saquinhos de pano, um para cada lugar na igreja, pedindo para que todos guardem seus aparelhos nele e deixem nossa equipe de fotógrafos e cinegrafistas trabalharem. Acredito que, enquanto os próprios noivos não conscientizarem os convidados, isso não vai mudar.
Leandro Amaral, fotografa casamentos há 12 anos

Charme a mais

Ale Borges - Ale Borges - Ale Borges
Imagem: Ale Borges

"Já vivi várias situações do tipo, mas sou um cara desencanado e, como meu trabalho é mais documental, nem ligo muito para as interferências. A minha intenção é registrar aquele evento exatamente do modo como esta acontecendo.

Além disso, convidado com celular ou tablet na mão não dá mais para evitar. Ou a gente se acostuma com isso ou vai passar a vida inteira de mimimi. Em um dos casamentos que fotografei, por exemplo, teve uma interferência de um dos convidados em uma das fotos com os noivos que, no fim, ficou bem simpática".
Ale Borges, fotografa casamentos há 9 anos.

Melhor curtir o momento

Edu Lopes - Edu Lopes - Edu Lopes
Imagem: Edu Lopes

"O casal gasta um bom dinheiro com fotografia e, às vezes, não conseguimos nem pegar a entrada da noiva direito por conta de algum convidado. As pessoas não vão mais para os eventos curtir aquele momento, há uma necessidade de fazer a foto para mostrar que está ali, parece que a pessoa fica cega com um celular na mão.

Mas não acho que seja de propósito. A pessoa não sabe técnicas de gravação e nem de direção de vídeo ou foto. Penso que vai mais pelo impulso de registrar. Não que eu mesmo não fotografe nada com celular, mas se você está em um casamento, curta o momento da entrada da noiva, aprecie e admire. Qual é a necessidade de fazer uma foto que vai ter uma versão bem melhor depois?

E, se os noivos não querem que ninguém atrapalhe os profissionais de foto e vídeo, o correto é, já na entrega do convite, fazer essa orientação. É mais elegante."
Edu Lopes, fotografa casamentos há 17 anos.

Faz parte da história

Raphael Ranosi - Raphael Ranosi - Raphael Ranosi
Convidados fotografam a entrada da noiva Viviane Son
Imagem: Raphael Ranosi

"Esse tipo de situação faz parte do momento em que vivemos. Acredito no poder da conexão e do compartilhamento de momentos, e hoje em dia é natural convivermos com esse tipo de incidente, as pessoas querem compartilhar o momento na hora, não querem esperar as fotos oficiais do fotográfo. Com isso, acabam se empolgando e, às vezes, entram na frente. Mas eu não ligo, para mim faz parte de história."

Raphael Ranosi, fotografa casamentos há 10 anos.