Topo

Copa 2018

Marroquinos ironizam grupo com Espanha e Portugal: "eliminados no sorteio"

Diego Maradona sorteia Espanha pora grupo B da Copa - Mladen Antonov/AFP
Diego Maradona sorteia Espanha pora grupo B da Copa Imagem: Mladen Antonov/AFP

02/12/2017 09h00

Desde a conclusão do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, os marroquinos recorreram ao humor para lamentar o azar da seleção do país, que caiu no grupo B, ao lado das complicadas Espanha e Portugal, e do Irã.

"O Marrocos é a primeira seleção na história da Copa eliminada na fase do sorteio", brincou um marroquino nas redes sociais. "Pedimos para organizar o Mundial (de 2026) com Espanha e Portugal, não jogar contra eles, houve um mal-entendido", escreveu outro.

Outro internauta, com um humor mais ácido, disse que a única chance de a seleção do Marrocos avançar às oitavas de final é a queda dos aviões de espanhóis e portugueses. "E que a ONU notifique o Irã de ser o instigador desse drama", afirmou.

Outros recorreram a desenhos americanos para brincar com o sorteio. Em um dos "memes", a seleção do país é representada pelo rato "Jerry". Na sequência, aparecem três "Toms" de diferentes tamanhos: o menor, com a bandeira do Irã, o médio, com a de Portugal, e o maior, com a Espanha. Todos fazem o "Tom" marroquino fugir.

A 'Fúria' era a seleção que os marroquinos queriam evitar antes do sorteio. O técnico do Marrocos, Hervé Renard, chegou a afirmar que a Espanha era a "equipe que todos querem evitar".

Quanto à seleção portuguesa, as ironias marroquinas focaram, é claro, no craque Cristiano Ronaldo.

Um dos humoristas mais conhecidos do país, Abdeljaleq Fahid, publicou um vídeo no qual lembrava, de forma irônica, como o astro português é amigo de Marrocos - país que o jogador do Real Madrid visita frequentemente. Por esse motivo, Fahid pede que Cristiano deixe a seleção marroquina vencer Portugal no Mundial da Rússia.

"Isso é um sorteio ou um acidente? Cristiano, por favor, nos deixe ganhar", dizia Fahid.
 

Copa 2018