Topo

O pedido de casamento ideal para cada tipo de personalidade

Qual seria o seu pedido de casamento ideal? - Getty Images
Qual seria o seu pedido de casamento ideal? Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

14/11/2017 04h00

Para você, a relação chegou àquele momento em que não há mais dúvidas: é com a pessoa que está ao seu lado que quer dar este passo importante na sua vida. E agora, como fazer o pedido? Pense bem na personalidade da pessoa que ama e confira as sugestões deste nosso guia!

Veja também

Impulsivo

Se ele ou ela faz o tipo mais objetivo — e tem até aqueles momentos de pavio curto — não faça muito mistério. Diga o que sente e peça! Mas isso não quer dizer que você precisa (ou deva) deixar de lado as demonstrações de amor tanto naquele momento quanto nos seus planos. Que tal levar sua pessoa especial em algum lugar que tenha um significado único ou faça parte da história de vocês? Também funciona bem com este tipo de personalidade deixar o pedido para o café da manhã, na cama, após uma noite inesquecível.

Reservado

Normalmente, pessoas mais discretas, reservadas e até tímidas precisam ter muita segurança antes de topar qualquer convite. Se ele ou ela pede mais informações até sobre o restaurante onde vão curtir o date, imagine a reação que vai receber ao expressar o desejo de uma vida a dois? Por isso, inclua planos de futuro no seu pedido. Faça o seu amor enxergar a vida que quer construir junto com ele e convide a imaginar com você, traçando metas para vocês. Tudo isso pode ser feito em um jantar a dois... 

Distraído

Se você namora com uma pessoa mais desligada ou até volúvel, que tem muitos interesses ao mesmo tempo, o primeiro desafio é conquistar a sua atenção. Para isso, é preciso criar uma curiosidade, o que demanda um pedido mais criativo. Faça um teatro, se for necessário. Uma grande performance. Apele para os amigos, que podem dar sugestões e ajudar não só a inventar a surpresa, como a escondê-la!

Carinhoso

Se ele ou ela fazem o tipo carinhoso e muito romântico, vão apreciar o esforço que você colocar no pedido e se maravilhar se perceberem de você a mesma dose dedicação que teriam caso a situação fosse inversa. Um tipo assim não vai esquecer este momento, nunca! Então, vale um grande gesto: reunir a família dos dois para a ocasião, assim ele ou ela se sentirão acolhidos e protegidos, ou até escolher um lugar importante para o casal, como o do primeiro encontro. Neste caso, melhor que o date seja a dois.

Extrovertido

Como seu amor adora ser o centro das atenções, comece com um convite inesquecível — vale investir e um excelente restaurante (requinte pode fazer brilhar os olhos dele ou dela!) ou até fazer uma declaração em público para demonstrar o quanto você se importa e o quanto o outro é importante. Assim, vai acabar sem palavras... Ah, e vale investir na aliança dos sonhos também, ok?

Detalhista

Quem está preparado para dar o próximo passo para a vida a dois com uma pessoa mais exigente (ou ligada em detalhes) deve saber que eles normalmente encontram o charme da situação justamente nas pequenas coisas. Então, não só é nelas que você deve se concentrar para demonstrar seu sentimento, como é preciso ter em mente que demonstrações públicas de afeto e surpresas podem ter um efeito inverso do esperado. Use bem suas palavras na hora do pedido e crie uma atmosfera grandiosa, porém de maneira intimista. Que tal aquele jantar à luz de velas?

Companheiro

Se ele ou ela fazem o tipo cúmplice na sua vida, se o amor é seu melhor amigo — e também seu parceiro nas situações mais inusitadas —, então aposte neste ponto forte: cerque-o de amigos e pessoas queridas neste momento especial. Prepare uma festança, música, diversão com direito a discurso apaixonado e cheio de demonstrações de afeto para a hora do pedido. Ele vai se sentir acolhido e feliz por viver este momento com você e com quem mais gosta!

Intenso

Já quem está com alguém mais dramático, que vive com as emoções a flor da pele e sente tudo ao mesmo tempo, pode apostar em um pedido mais íntimo. Afinal, vocês dois se bastam no quesito envolvimento. Mas, cuidado: isso não quer dizer um pedido clássico ou previsível. Prepare surpresas, coloque uma música, um ambiente à meia-luz... Invista no que ele ou ela gostam. E coloque toda a sua paixão no pedido, ok?

Desapegado

Quem namora com personalidades mais independentes, que gostam de explorar o mundo  — ainda que com você ao lado! — merece ter um pedido de casamento com a sua cara. Que tal fazer o pedido em um momento em que vocês estiverem se sentindo livres e completamente à vontade um com o outro, como durante uma viagem? Assim, o momento não só renderá fortes emoções como será inesquecível.

Realista

Pessoas mais conservadoras e pé no chão acreditam que timing é tudo: para eles, um pedido deve vir no momento perfeito, quando estiverem se sentindo estabilizados e preparados para este passo importante. Vocês já estão lá? Então escolha um local no qual seu namorado ou namorada se sinta à vontade, porém consiga perceber a importância do que vem a seguir e demonstre seu afeto com um pedido claro; demonstrando que você está certa do quanto a relação de vocês é para valer.

Criativo

Tipos mais ousados, irreverentes e descontraídos vão adorar o momento do "quer casar comigo?" pela novidade que representa. Mas nem por isso você não deve investir em um elemento extra e inusitado também! Está valendo fazer o pedido no meio daquele jantar entre amigos, em um show, pulando de paraquedas, no meio de uma trilha, vendo o pôr do sol, em um passeio de balão... Deixe sua imaginação voar e escolha uma ocasião original e fora da rotina de vocês. 

Sonhador

Sensível e idealista? Quem quer casar com um tipo assim pode e deve apostar em um clima tradicionalmente romântico, com direito a uma noite bem planejada, música ideal, bilhetinhos, cartas, declarações de amor e promessas de uma vida inspiradora a dois. Se você sabe que ele ou ela tem uma fantasia de final feliz particular, tente pegar um detalhe ou outro emprestado para o seu pedido — ele ou ela vai adorar!