Topo

Cidade da sede da Fiat, Turim, na Itália, oferece opções gastronômicas e culturais variadas

Ingrid K. Williams

New York Times Syndicate

26/10/2012 08h05

Em termos de reputações urbanas, ser o lar do Sudário de Turim e da sede da Fiat não é muito para se gabar, mas Turim, quarta maior cidade italiana, também tem a elegante cultura do café de Trieste de dia e a vibrante cena do aperitivo de Milão à noite, tudo isso aninhada no Piemonte, possivelmente a região de melhor comida e vinhos do país. Recentemente, a cidade inaugurou um estádio para o popular time do Juventus e reabriu dois museus fantásticos ressaltando a importância multifacetada da cidade ao longo da história italiana. Turim, tudo indica, está envenenando o motor.

Sexta-feira

16h - Doce passeio
A famosa rede de gelato, o típico sorvete italiano, Grom (Piazza Pietro Paleocapa, 1/D; 39-011-511-9067; grom.it) começou aqui, mas para uma experiência artesanal, exclusiva de Turim, experimente as casquinhas sublimes de pistache e torrone na gelateria Alberto Marchetti (Corso Vittorio Emanuele II, 24 bis; 39-011-839-0879; albertomarchetti.it). Tome esta delícia cremosa passeando por algumas das áreas mais bonitas de Turim, começando pela ampla Piazza San Carlo, cercada por elegantes prédios barrocos. Depois, suba a Via Roma sob os grandes pórticos - Turim tem cerca de 18 quilômetros de calçadas com arcadas - até o centro da cidade, a Piazza Castello. Lá, dois palácios reais da Casa de Savoia, Palazzo Madama e Palazzo Reale, esperam com um esplendor despretensioso; mais à frente do Reale fica a capela na qual certo sudário está entocado.

19h - Hora do aperitivo
A cidade onde nasceu o vermute estima sua cultura do aperitivo, possivelmente o melhor de toda a Itália. O bairro mais animado para participar desta tradição pré-jantar é o Quadrilatero Romano, então arrume uma mesa no Pastis (Piazza Emanuele Filiberto, 9; 39-011-521-1085), onde seu aperitivo - Punt e Mes (4,50 euros) é uma boa escolha - será acompanhado por uma rodada grátis de stuzzichini (petisco). Ou vague pelas ruas revestidas de pedras até o agitado bar Zonk (Via Gian Francesco Bellezia, 20; 39-335-657-4487), onde nove euros compram um coquetel e acesso ilimitado ao generoso bufê.

21h - Jantar demorado
O movimento Slow Food, enfatizando produtos locais, começou no Piemonte e um dos melhores restaurantes turinenses dedicados à filosofia é o relativamente novato Ristorante Consorzio (Via Monte di Pietà, 23; 39-011-276-7661; ristoranteconsorzio.com), um espaço festivo com moderna iluminação de lâmpadas à mostra. O excelente menu a preço fixo com cinco pratos (30 euros) recentemente começava com um excelente bife tártaro temperado com sal marinho e azeite de oliva e terminava com a sedosa panna cotta salpicada com o Barolo chinato. Reservas são essenciais.

Meia-noite - Uma maçã por dia
Os bandos se dirigem aos formidáveis clubes construídos nos murazzi (diques) ao longo do rio Pó onde se dança até clarear o dia. Porém, esta galera ribeirinha é para os muito jovens (e muito bêbados). Para uma cena mais sofisticada, flerte com os elegantes turinenses no One Apple Concept Bar (Via Lovera di Maria, 1; 39-011-197-19445; oneappletorino.it), uma balada da moda aberta em julho de 2011 por Daniele Conte, irmão do gerente do Juventus, Antonio Conte. Os DJs deixam a festa zumbindo até tarde.

Sábado

10h - Bicerin matinal
Troque o café da manhã por um bicerin - mistura de café, chocolate quente e leite espumante, servido num copo em formato de tulipa (5 euros) - no Caffe Al Bicerin (Piazza della Consolata, 5; 39-011-436-9325; bicerin.it). Remontando a 1763, este café histórico, com oito mesas de mármore e madeira escura, seria o primeiro a servir a bebida, que combina perfeitamente com uma fatia molhadinha de torta de avelã (4 euros).

  • Dave Yoder/The New York Times

    No prédio Mole Antonelliana, tome o elevador de vidro até o deque de observação para ter a melhor visão da cidade

11h - De volta ao começo
Março de 2011 marcou o sesquicentenário da unificação italiana. Em Turim, a primeira capital do reino unificado, a celebração incluiu a reabertura do recém-reformado Museo Nazionale del Risorgimento Italiano (Via Accademia delle Scienze, 5; 39-011-562-1147; museorisorgimentotorino.it), dedicado a explorar aquele período histórico e seus heróis. Aqui, sob lindos afrescos, ligue as faces aos nomes - Cavour, Garibaldi, Mazzini, Vittorio Emanuele II - agora imortalizados na nomenclatura das ruas italianas. Para história mais antiga, a uma quadra dali fica o Museo delle Antichità Egizie (Via Accademia delle Scienze, 6; 39-011-561-7776; museoegizio.it), lar de uma das maiores coleções de artefatos egípcios fora do Cairo.

14h - Cultura do café
Para experimentar os cafés clássicos de Turim, peça o aperitivo da casa no Caffe Mulassano (Piazza Castello, 15; 39-011-547-990; caffemulassano.com) e uma porção de tramezzini, o pequeno sanduíche sem casca que o local afirma ter inventado (3,50 euros cada). Existem poucas mesas no local de pé direito alto e parede espelhada, assim, se estiver cheio, tente o vizinho Baratti & Milano (Piazza Castello, 27; 39-011-440-7138; barattiemilano.it), outro café refinado com lustres de cristal e garçons de gravata-borboleta. Depois do almoço, permita-se comer giandujotti (confeito de chocolate e avelã que é uma especialidade local) na chocolataria Guido Gobino (Via Giuseppe Luigi Lagrange, 1; 39-011-566-0707; guidogobino.it).

16h30 - Uma pequena farra
A melhor opção de compra de Turim não se encontra nos empórios chamativos, mas em butiques discretas como a Verdelilla (Corso Re Umberto, 27; 39-011-517-2701; verdelilla.it). Os artigos desta loja charmosa, escondida num pátio interno atrás de um vitral, vão de braceletes delicados a combinações incrustadas com contas brilhantes. Na Kristina Ti (Via Maria Vittoria, 18; 39-011-837-170; kristinati.it), experimente os vestidos de seda prateados e biquínis franzidos retrô da respeita estilista turinense Cristina Tardito. Ou dê uma olhada nos itens de couro e cerâmica feita à mão de bom preço na Brodo (Via Palazzo di Città, 14; 39-011-199-12997; ibrodo.it), pequena loja inaugurada em outubro.

20h - Duas visões do Mole
Florença tem o Duomo; Turim tem o Mole Antonelliana. Coroado com um domo maciço e pináculo cônico, o altivo prédio é o símbolo da cidade. Ignore o museu do cinema no interior e tome o elevador de vidro até o deque de observação para ter a melhor visão da cidade (e, antes do pôr do sol, os Alpes vizinhos). Depois, o jantar fica a poucos passos dali no Sotto la Mole (Via Montebello, 9; 39-011-817-9398; sottolamole.eu), convidativo restaurante especializado em cozinha regional. Comece pelo prato de antepastos quentes (13,50 euros) e prove polenta com queijo, cebola recheada e pimentão vermelho com bagna caôda. Depois, saboreie o agnolotti feito à mão - deliciosa massa recheada com carne - imerso em molho de manteiga com perfume de ervas (13 euros).

23h - Centro da nebbiolo
No Piemonte, região da qual Turim é a capital, a nobre uva nebbiolo floresce, produzindo grandes e audaciosos Barolos e Barbarescos, entre os melhores vinhos da Itália. Para entender todo esse auê, permita-se ao luxo de escolher uma garrafa da longa carta de vinhos do Tre Galli (Via Sant'Agostino, 25; 39-011-521-6027; 3galli.com). Quem prefere vinho branco pode considerar o espumante Moscato d'Asti, ou achados raros de mais longe, como o soberbo Bianco Miani de 1996 (55 euros). Colocando o último disco do Black Keys na repetição e agrupando uma multidão animada ao redor de desgastadas mesas de madeira, este bar de vinho da moda tira rolhas até tarde da noite.

  • Dave Yoder/The New York Times

    No Caffe Mulassano, peça uma porção de tramezzini, o pequeno sanduíche sem casca que o local afirma ter inventado

Domingo

10h - Arte do automóvel
Há tempos Turim é a espinha dorsal da produção italiana de automóveis; afinal, o "T" em Fiat é de Turim. Porém, hoje em dia, o orgulho do bairro industrial de Lingotto, antes o lar de uma enorme fábrica da Fiat, é o reluzente Museo Nazionale dell'Automobile (Corso Unità d'Italia, 40; 39-011-677-666; museoauto.it), reaberto ano passado depois de amplas reformas. Com o novo ramal do metrô até Lingotto, completado em março de 2011, a visita ao museu (8 euros) é moleza. E não é necessário ser maluco por automóveis para ficar encantado. Ao acompanhar a progressão automobilística de veículos de fins do século XIX a carros conceito futuristas, o museu é fascinante até mesmo para quem não entende nada do assunto.

Meio-dia - Comendo à italiana
A uma pequena caminhada fica o enorme complexo gastronômico Eataly (Via Nizza, 230/14; 39-011-195-06801; www.eatalytorino.it). Sim, existem outras unidades agora, até uma em Nova York, mas esta é a original e permanece sendo uma experiência de compra fenomenal para amantes de comida. Ao encher o carrinho, avalie o que passará pela alfândega: azeite de oliva da Úmbria e vinagre balsâmico de Modena, com certeza, linguiça de coelho e prosciutto crudo, não. No último caso, a melhor opção é sentar-se num dos ristorantini especializados e pedir um prato misto de salumi para um derradeiro banquete italiano.

Se você for
O elegante Grand Hotel Sitea (Via Carlo Alberto, 35; 39-011-517-0171; grandhotelsitea.it) possui 120 quartos espaçosos com móveis clássicos e banheiros de mármore branco numa localização central, próximo à Piazza San Carlo. A tarifa inclui o generoso bufê de café da manhã continental; quartos duplos a partir de 158 euros.

O Town House 70 (Via XX Settembre, 70; 39-011-197-00003; townhouse.it) faz parte de uma pequena cadeia italiana de hotéis butique estilosos. Esta unidade fica num prédio histórico perto da Piazza Castello, com 48 quartos modernos e suítes de decoração simples e minimalista. Quartos duplos (incluindo café da manhã) a partir de 119 euros.