Topo

Até as áreas antes inóspitas de Amsterdã merecem uma visita; conheça essas novidades em 36 horas

GISELA WILLIAMS

New York Times Syndicate

24/06/2011 09h12

A maioria das pessoas que visita Amsterdã raramente caminha além das pontes em arcos, dos corredores úmidos e das casas do canal no encantador centro da cidade. Mas igualmente fascinante é o boom de desenvolvimento ao redor do porto e nas áreas antes inóspitas que ficavam entre o centro histórico e o anel viário ao redor (A10). Esses bolsões de inovação - promovidos ao estilo do Brooklyn por jovens designers e empreendedores que não podem pagar os aluguéis em Keizersgracht - valem a pena ser conhecidos. Para explorá-los, faça como um morador local: monte em uma bicicleta e vá.
 


Sexta-feira

16h - Frenesi de design
Por mais de 25 anos, os fãs do design holandês frequentam a famosa loja Frozen Fountain à procura de mesas Piet Hein Eek e vasos Hella Jongerius. Mas algumas lojas de design com preço mais acessível entraram recentemente em cena. A Store Without a Home (Cabotstraat 1; 31-65-474-3062; storewithoutahome.com) é um projeto excêntrico de um designer de interiores, Janwillem Sanderse. Ela começou como um espaço comunal de exposição no porto, que então de desenvolveu em uma loja itinerante que é meio galeria, meio loja de design. No Restored (Haarlemmerdijk 39; 31-20-337-6473; restored.nl), aberto há dois anos, você encontrará elegantes objetos de design “faça você mesmo” de novos talentos mais promissores da Holanda: lanternas de retalhos de Maartje van den Noort, broches de pássaros de pano da Naked Design (nakeddesign.nl) e xícaras de porcelana artesanais, inspiradas na Chapeuzinho Vermelho, da rENs (madebyrens.nl).

19h - Coma seus legumes e verduras
Pegue um espaço aconchegante com cozinha aberta no bairro promissor de Westerpark, misture tendências culinárias, como da fazenda para a mesa e clube do jantar, e você terá o Culinaire Werkplaats (Fannius Scholtenstraat 10; 31-65-464-6576; deculinairewerkplaats.nl). Parte restaurante e parte ateliê, ele foi aberto há dois anos por Marjolein Wintjes e Eric Meursing, um ex-designer e chef. A cada duas semanas, eles criam um tema que inspira os pratos, como Luz ou Flores, então servem uma refeição com cinco pratos que se concentra em hortifrutis sazonais e grãos. Uma refeição recente incluiu tupinambo preparado de três formas (assado, batido e frito), croquete de quinua preto com ras al hanout (mistura de ervas e especiarias) e uma torta de maçã “desconstruída”: sopa de maçã com cubos de champanhe congelados e uma crosta açucarada. Os clientes pagam o que consideram justo.

22h - De volta às raízes
Perto dali, o Westergasfabriek, um ex-complexo fabril cheio de estúdios de artistas e espaços culturais, é lar do Toko MC (Polonceaukade 5; 31-20-475-0425; tokomc.nl), um restaurante da moda e destino de música ligado ao teatro MC, ambos celebrando a rica mistura de etnias de Amsterdã. Pegue uma cadeira no bar vibrantemente projetado (pisos de madeira de coco, paredes pintadas à mão e lanternas inspiradas em mercados de rua), peça um coquetel feito de caldo de cana tirado na hora (7 euros) e se prepare para dançar no fim de noite, com uma mistura de world music ao vivo e de D.J.
 

  • Herman Wouters/The New York Times

    Mesmo se você não tiver o menor interesse pelas ex-colônias holandesas, que incluem a Indonésia e o Suriname, o Museu Tropical vale a pena ser visitado, em Amsterdã


Sábado

11h - Explore o norte
O norte de Amsterdã se tornou um centro cultural de vanguarda como Williamsburg, Brooklyn, no final dos anos 80. Ele ganhou muitos pontos em badalação em 2007, quando a MTV se mudou para lá; no mesmo complexo de depósitos há um skatepark e vários estúdios de artistas. Fãs de arquitetura e cinema estão aguardando ansiosamente pela conclusão do prédio nave espacial que será o novo Eye Film Institute. Em frente à parada da balsa NDSM fica a alegre IJ-Kantine (Mt. Ondinaweg 15-17; 31-20-633-7162; ijkantine.nl), uma cantina onde os pais se reabastecem de cafeína enquanto seus filhos brincam no playground no canto do salão de jantar com pé direito elevado, cheio de luz. A cinco minutos de caminhada fica o Noorderlicht (cais da NDSM, T.T. Neveritaweg 33; 31-20-492-2770), uma espécie de hangar transparente onde um café com cinco anos de idade recebe uma clientela artística, que se senta em cadeiras que não combinam à mesas de madeira trazida pelo mar. No verão, todo mundo senta ao ar livre, transformando os terrenos industriais em espaços festivos.

13h - Boom em Overtoom
A área próxima de onde a rua Overtoom encontra a Nassaukade está rapidamente se transformando em uma alternativa atraente para a P.C. Hooftstraat, a avenida de lojas de design de Amsterdã. Nos últimos dois ou três anos um grande número de lojas independentes ocupou suas margens. Uma das mais inspiradoras é a Friday Next (Overtoom 31; 31-20-612-3292; fridaynext.com), uma vasta loja conceitual construída m torno do ateliê de design interior dos proprietários. Enquanto você decide se aquela luminária de madeira Muuto caberá na sua mala, peça um café na cafeteria da loja, que conta com ingredientes encontrados na loja vizinha, a Marqt (Overtoom 21-25; 31-20-422-6311; marqt.com), um supermercado orgânico com produtos de pequenos produtores locais.

15h - Alto chá
Os holandeses, até mesmo a geração mais jovem, ainda gostam de fazer uma pausa nas tardes de fim de semana para praticar a arte do alto chá. O mais recente favorito dos entendidos é o “spread” (a partir de 10,95 euros) no Gartine (Taksteeg 7; 31-20-320-4132; gartine.nl), um café aconchegante no centro histórico. Outra boa opção é a filial no sul de Amsterdã da De Bakkerswinkel (Roelof Hartstraat 68; 31-20-662-3594; debakkerswinkel.nl), uma rede de padarias com ambiente caseiro. Nesta filial, moradores locais bem vestidos se sentam nas cadeiras e saboreiam scones servidos com creme azedo (1,40 euro).

17h - Nova cerâmica holandesa
Para cerâmica artesanal contemporânea, vá até a fonte: duas oficinas de vários designers talentosos, ambas no animado bairro boêmio de De Pijp. Há o disco voador de Hilde Tempelman e os pratos pintados de guitarra do Atelier Tempel (Eerste Jacob van Campenstraat 20; 31-20-470-0106; ateliertempel.nl/pottery; apenas por agendamento), enquanto três artistas trabalham e vendem suas peças no próximo Keramiek van Campen (Eerste Jacob van Campenstraat 38; 31-62-913-0883; keramiekvancampen.nl).

20h - No bairro da luz vermelha
Em meados do ano passado, o ambicioso chef Rogier van Dam e sua namorada sommelier abriram o muito respeitável Restaurant Lastage (Geldersekade 29; 31-20-737-0811; restaurantlastage.nl) em meio a sex shops. Van Dam tenta surpreender seus clientes não apenas com a localização, mas também com seu cardápio (36 euros por três pratos), que oferece variações elegantes da culinária holandesa.

23h - Parem as máquinas
Notícias ainda saem do Trouw (Wibautstraat 127; 31-20-463-7788; trouwamsterdam.nl), um restaurante e clube temporário em uma ex-gráfica de jornal no leste de Amsterdã, mas atualmente as notícias estão mais ligadas a coquetéis, culinária e arte. O espaço agora é um pano de fundo elegante para uma clientela jovem que lê suas notícias em iPads. Nas noites de verão, o terraço fica lotado de festeiros, madrugada adentro.
 

  • Herman Wouters/The New York Times

    O Westergasfabriek, um ex-complexo fabril cheio de estúdios de artistas e espaços culturais, é lar do Toko MC, um restaurante da moda e destino de música


Domingo

12h – Leste exótico
Nos últimos dois anos, o distrito Indische Buurt, no leste de Amsterdã, atrai jovens designers, artistas e famílias à procura de moradia a preço acessível em uma área que é lar de invasores de imóveis e uma mistura de famílias imigrantes. No ano passado, os chefs Jaymz Pool, Faysel van Thiel e Frenk van Dinther abriram o Wilde Zwijnen (Javaplein 23; 31-20-463-3043; wildezwijnen.com). O nome significa javali e indica a preferência da cozinha por produtos sazonais. O almoço pode incluir um porco assado com moluscos (9 euros) e, para sobremesa, crème brûlée com sorbet de mirtilo e Earl Grey (7 euros). Este é um bom ponto de partida para exploração do principal bulevar do bairro, Javastraat. Contando com cerâmica reluzente ao estilo mediterrâneo, mercearias turcas e lojas de café, ele lembra uma rua de Istambul.

13h - Museu tropical
Mesmo se você não tiver o menor interesse pelas ex-colônias holandesas, que incluem a Indonésia e o Suriname, o Museu Tropical (Linnaeusstraat 2; 31-20-568-8200; tropenmuseum.nl) vale a pena ser visitado. A simples arquitetura - um prédio alto e imponente do início do século 20, que cobre um quarteirão inteiro da cidade - é impressionante. E seus interiores dourados, especialmente sua biblioteca, guardam muitos cantos românticos onde você pode ler sua próxima aventura exótica.
 


O básico

A grande notícia do setor hoteleiro no momento é que o grande Hotel De L’Europe (Nieuwe Dolenstraat 2-14; 31-20-531-1777; leurope.nl; diárias de 339 euros a 3 mil euros) reabriu oficialmente em maio, após uma reforma altamente necessária. O hotel cinco estrelas inclui uma ala de suítes inspiradas nos mestres holandeses no Rijksmuseum, uma reforma completa do prédio principal do século 19 e um novo conceito de refeição supervisionada pelo chef Richard van Oostenbrugge.

Se você quiser o conforto de casa no coração da famosa região de compras de Amsterdã, as Nove Ruas, reserve um dos quatro espaços contemporâneos elegantes da Miauw Suites (Hartenstraat 36; 31-20-893-2933; miauw.com; diárias de 145 euros a 245 euros), que é de propriedade de um casal com formação em design de moda e cinema.