Topo

Protestos fecham catedral de St. Paul em Londres

Vista da Catedral de São Paulo, a partir de Peter"s Hill, na margem Norte do rio Tâmisa  - Antonio Farinaci/UOL
Vista da Catedral de São Paulo, a partir de Peter's Hill, na margem Norte do rio Tâmisa Imagem: Antonio Farinaci/UOL

21/10/2011 13h19

A catedral de St. Paul, um importante monumento de Londres, será fechada, disse um clérigo na sexta-feira, por causa dos riscos apresentados por manifestantes acampados em frente ao prédio em um protesto inspirado no movimento Ocupem Wall Street.

O deão Graem Knowles escreveu uma carta aberta aos manifestantes pedindo que eles deixassem a praça, ocupada desde sábado.

"Fazemos isso com o coração bastante apertado, mas simplesmente não é possível cumprir nossas obrigações diárias com os fiéis, visitantes e peregrinos nas circunstâncias atuais", disse Knowles em comunicado.

Riscos de incêndio e de saúde apresentados pelo acampamento -- que aumentou durante a semana -- impossibilitam que a catedral permaneça aberta, acrescentou.

O que começou como algumas dezenas de tendas logo cresceu para uma cidade estilizada, com sua própria universidade, biblioteca, cantina e banheiros.

A igreja inicialmente permitiu o acampamento, e autoridades da catedral pediram que os policiais autorizassem o protesto na primeira noite.

Esses protestos são parte de vários realizados na Europa que se inspiraram em manifestações similares em Nova York contra os mercados financeiros diante da crise global.

(Reportagem de Naomi O'Leary)