Topo

Reino mágico da Disney chega à China

Por Melanie Lee

08/04/2011 13h02

XANGAI (Reuters) - A Walt Disney anunciou nesta sexta-feira a construção de seu longamente aguardado parque temático Disneyland Xangai, apostando em sua marca global e atrações de contos de fadas para atrair milhões de visitantes chineses e reforçar seus lucros na região.

  • REUTERS/Disney Parks/Handout

    Ilustração mostra como vai ser o parque da Disney em Xangai, China. A companhia anunciou que, após muitos impasses, vai começar a construção de um parque no maior país asiático

Mickey e Minnie, trajando roupas chinesas tradicionais, subiram ao palco ao lado de Cinderella e Branca de Neve para lançar um parque em estilo Reino Mágico, mas adaptado especificamente para a China.

O primeiro parque temático da Disney na China continental, terceiro da empresa na Ásia, vai custar 24,5 bilhões de yuans (3,7 bilhões de dólares). Serão construídos hotéis, atrações de entretenimento adicionais e lojas de varejo ao custo de 4,5 bilhões de yuans (687.825 dólares).

Há anos a Disney se interessa em construir em Xangai, capital financeira da China e cidade rica de 22 milhões de habitantes cercada pelo próspero delta do rio Yangtze, onde vivem dezenas de milhões de outros visitantes potenciais.

"Hoje é um dia muito especial na história da Walt Disney", disse em coletiva de imprensa Robert Iger, executivo-chefe da Walt Disney Company.

"Há muitos anos a Disney tem uma afinidade grande com a China e se interessa em compartilhar seus grandes produtos e serviços com a população chinesa", disse.

A Disneyland de Xangai vai cobrir uma área de 3,9 quilômetros quadrados, terá o maior castelo de contos de fadas Disney do mundo e um enorme lago de 405 mil metros quadrados. O resort inteiro vai incluir dois hotéis temáticos Disney, áreas de recreação ao ar livre e um grande complexo de entretenimento, varejo e alimentação.

"Quando as pessoas vierem ao parque, queremos que digam 'uau, veja esse castelo enorme'", disse Iger, aludindo ao elemento principal do parque.

Situado em um subúrbio oriental de Xangai, o parque será aberto em cerca de cinco anos e visa atrair 7,3 milhões de visitantes por ano. A Disney disse que a população que constitui o mercado alvo do parque é de 330 milhões de pessoas, o número de pessoas que vivem em um raio de três horas de distância de Xangai de carro ou trem.

Os valores a serem investidos serão divididos entre a Disney e o Grupo Shanghai Shendi, com a Disney sendo dona de 43 por cento das ações das empresas proprietárias e o grupo Shendi, apoiado pelo governo, dos outros 57 por cento.

Será formada também uma empresa joint venture para administrar o parque. A Disney terá participação de 70 por cento na joint venture e o grupo Shendi terá os outros 30 por cento.