Topo

Anac autoriza TAM a retomar venda de passagens domésticas

01/12/2010 12h39

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou nesta quarta-feira a TAM (TAMM4) a retomar a venda de passagens para o mercado doméstico a partir das 12h, após suspensão por conta de atrasos e cancelamentos acima da média no domingo e na segunda-feira.

A proibição era válida para todas as viagens com decolagem prevista até 3 de dezembro. De acordo com a Anac, nas últimas 24 horas a companhia mostrou ter regularizado suas operações, com atrasos e cancelamentos dentro da normalidade.

Entretanto, "acréscimos de voos na malha da TAM continuam suspensos até que seja concluída a auditoria conduzida pela Anac no centro de operações da empresa, em São Paulo", disse a agência reguladora, em comunicado.

"A suspensão das vendas nos voos da TAM evitou que os atrasos e cancelamentos da companhia prejudicassem mais passageiros, além daqueles que já haviam adquirido bilhetes", diz a agência.

Contudo, algumas rotas, especialmente as de maior densidade, começaram a ter voos esgotados em horários de pico, diminuindo a oferta de assentos aos passageiros, prossegue a Anac.

"Brasília-Congonhas-Brasília; Brasília-Santos Dumont-Brasília e Congonhas-Porto Alegre-Congonhas são exemplos de voos que estão com a oferta de assentos restrita."

No último domingo, a TAM cancelou 12,8% dos seus voos e 24,6% do total de 870 voos previstos registraram atrasos. Até parte da segunda-feira, os atrasos da TAM ainda superavam 20 por cento dos voos previstos, e os cancelados representavam mais de 10% do total programado.

Até as 12h00 desta quarta-feira, a TAM registrava atrasos em 7,5% dos seus 360 voos previstos, e 3,6% estavam cancelados.

Dos 1.088 voos previstos pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras até o meio-dia, 10,9% estavam atrasados e 2,8%, cancelados.