UOL Viagem

12/10/2009 - 16h14

Cristo Redentor conclui geminação com santuário português

Rio de Janeiro, 12 out (Lusa) - O Cristo Redentor, que completa 78 anos nesta segunda-feira, está concluindo o processo de geminação com o Santuário de Cristo Rei, em Almada, Portugal, em uma missa solene será celebrada aos pés da estátua na capital fluminense.

Localizado no morro do Corcovado, 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor é um dos cartões postais mais conhecidos no mundo e há dois anos foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A celebração religiosa será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, e os respectivos reitores dos santuários.

Na cerimônia religiosa será assinado o documento final da geminação e será entregue uma réplica em bronze da imagem de Cristo Rei ao reitor do Santuário de Cristo Redentor.

Em 1934, quando o então cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, visitou a cidade do Rio de Janeiro e, ao ver a imponente imagem que se erguia no Corcovado dedicada ao Cristo Redentor, decidiu construir uma obra semelhante na capital de Portugal.

A ideia foi apresentada no final dos anos 1930 ao Apostolado da Oração, que a acolheu com entusiasmo. A iniciativa foi aprovada como projeto nacional por todos os bispos portugueses em 1937.

Devido à ligação histórica entre os santuários português e o brasileiro, o reitor do Cristo Rei apresentou a sugestão de uma geminação entre estes dois locais de culto. O pedido foi aceito e ratificado por D. Gilberto Canavarro dos Reis, bispo de Setúbal, e D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Em 17 de maio deste ano, foi celebrado o 50º Aniversário do Santuário de Cristo Rei, data em que foi assinada a primeira parte da geminação entre os dois santuários, com a presença dos dois reitores e respectivos prelados.

E ainda no dia 13, será inaugurada a primeira fase da réplica da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira no mundo. Para esta cerimônia, também foram convidados o bispo de Setúbal e o reitor do Santuário do Cristo Rei.

Compartilhe: