UOL Viagem

06/08/2009 - 19h16

Turismo naturista português migra para vizinha Espanha

Lisboa, 6 ago (Lusa) - O número de adeptos do naturismo está aumentando em Portugal. Contudo, a oferta de serviços e infraestrutura não acompanha esta tendência, levando muitos turistas a optar pela Espanha e outros países europeus, indica a Federação Portuguesa de Naturismo.

"Em relação ao ano passado, temos mais naturistas inscritos", mas a oferta hoteleira e de outros serviços específicos é escassa, disse à Agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Naturismo, Rui Martins.

Apesar das belas praias e paisagens, Portugal "não tem sabido, ou querido, investir em infraestruturas que possam aliciar os cerca de 20 milhões de europeus e 40 milhões de norte-americanos naturistas", afirmou a associação.

Estimativas da federação indicam que estes turistas gastam, em média, 1.000 euros nas férias, o que representa um potencial econômico considerável.

Perante a falta de condições, muitos lusos optam por passar as férias na Espanha, onde "existem hotéis, resorts, campings e uma grande quantidade de infraestruturas naturistas", frisou Martins.

Redução

Quanto à oferta em Portugal, está ainda mais reduzida do que no ano passado.

Um dos dois locais totalmente naturistas existentes (Quinta das Oliveiras, em Oliveira do Hospital) corre o risco de fechar, devido à imposição de regras como a separação dos balneários.

"Isto pode ser necessário nos outros parques de campismo, mas nos naturistas não faz qualquer sentido. Em nenhum país europeu se verifica isto", afirmou Rui Martins.

O único ginásio naturista português também fechou portas e a piscina da Penha de França, em Lisboa, deixou de ter horários naturistas no final do ano passado.

O presidente da Federação espera, no entanto, que a prefeitura de Lisboa esteja disponível para recomeçar com um novo horário a partir de outubro.

Compartilhe: