UOL Viagem

07/07/2009 - 18h56

Portugal aposta em animação cultural para atrair turistas

Lisboa, 7 jul (Lusa) - O presidente da agência Turismo de Portugal, Luís Patrão, afirmou nesta terça-feira que a entidade tem ampliado o apoio à animação cultural em Lisboa, Porto e Algarve, investindo numa maior oferta "nas regiões com mais turismo" do país.

O dirigente falava à Agência Lusa no final de uma coletiva de imprensa no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para a apresentação do Festival CCB Fora de Si, evento que está na terceira edição e é apoiado pelo Turismo de Portugal.

O CCB Fora de Si tem um orçamento global de 470 mil euros (R$ 1,2 milhão no câmbio atual), e deste valor o Turismo de Portugal apoia em 350 mil euros (R$ 963, mil), o mesmo montante do ano passado, e que será repetido para a edição do próximo ano no centro cultural.

Luís Patrão ressaltou que "o CCB Fora de Si foi pensado justamente para servir o turista que vem à região de Belém pelos museus e monumentos e não encontrava anteriormente animação cultural".

Além deste evento, o Turismo de Portugal tem apoiado, na mesma filosofia, o programa "5ª à noite nos Museus", com horários estendidos e eventos culturais em vários museus nacionais do país e da Rede Portuguesa de Museus, e o Festival ao Largo, com eventos organizados pelo Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

Ações

Luís Patrão apontou ainda o apoio à programação criada pelo terceiro ano consecutivo em música e exposições no programa Allgarve, e à apresentação em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga, da exposição dedicada aos Descobrimentos Portugueses, "Encompassing the Globe", que será inaugurada em 16 de julho.

O dirigente revelou que, também em Lisboa, o Turismo de Portugal vai apoiar espetáculos no Arco da Rua Augusta, previstos para setembro.

"Portugal está na lista dos vinte países mais procurados pelos turistas a nível mundial, e é importante para Lisboa ter uma oferta de animação cultural que atraia os visitantes", justificou.

Por outro lado, Luís Patrão apontou que o Turismo de Portugal tem vindo "a aumentar em anos sucessivos a quota de investimento na área da animação cultural, e conta já com dezenas de entidades culturais a colaborar" com a entidade.

Compartilhe: