UOL Viagem

23/07/2008 - 14h47

União Européia ameaça retaliar EUA por exigência de vistos

De Bruxelas
A Comissão Européia, braço executivo da União Européia (UE), denunciou nesta quarta-feira a ausência de progressos nas negociações sobre a política de vistos entre o bloco europeu e os Estados Unidos, ameaçando Washington com medidas de retaliação.

O motivo é o atraso na aplicação da plena reciprocidade na isenção da necessidade de vistos, que deveria ser feita este ano. Cidadãos de 12 dos 27 Estados-membros da UE ainda têm que requisitar autorização para entrar nos EUA.

Neste sentido, Bruxelas ameaça Washington com "medidas de retaliação", como a restauração temporária da obrigação de visto para cidadãos norte-americanos titulares de passaportes oficiais, diplomáticos e de serviço a partir de 1º de janeiro de 2009 caso a situação não evolua.

O relatório de Bruxelas constata a ausência de "progressos tangíveis em relação aos EUA, não obstante os esforços da Comissão e dos Estados-Membros [da UE] a título individual".

Os portugueses com passaporte emitido depois de 2001 estão incluídos no programa de isenção de vistos.

Cingapura é outro dos países sob ameaça de retaliação da UE caso não se alcance a plena reciprocidade em um prazo razoável.

A União Européia já alcançou a reciprocidade completa com Israel, Malásia e Paraguai, tendo chegado a progressos com Canadá e Austrália. Também foram iniciadas negociações para um acordo de isenção de vistos de curta duração com o Brasil.

Bruxelas destaca que Tóquio pondera ampliar a isenção de visto de curta duração aos nacionais romenos, mas reitera seu pedido de isenção para cidadãos de todos os países do bloco europeu.
Mais
UE ameça retaliar EUA por exigência de visto. Comente

Compartilhe: