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Vai viajar? Cuidado com a pirataria no turismo

18/11/2011 17h00

SÃO PAULO - Antes de viajar, é importante pesquisar a empresa pela qual você pretende contratar o serviço, pois ao contratar empresas piratas o turista não terá a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra de contato.

Para evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos).

Com esse cadastro, as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras, acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro, que confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data de certificação.

Então, para garantir a tranquilidade na sua viagem verifique se o prestador de serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo por meio do site do Cadastur.

Cuidado

É importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que precisam estar cadastrados no Cadastur. Para alguns, o cadastro é opcional. Nestes casos, é importante que você se certifique de que ele esteja ao menos formalizado.

Confira os setes tipos de serviços que são obrigados a realizar o cadastro:

  • Agência de Turismo
  • Meio de Hospedagem
  • Transportadora Turística
  • Guia do Turismo
  • Organizadora de Eventos
  • Acampamento Turístico
  • Parque Temático

Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.

Seus Direitos

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer a reclamação.

Para isso tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros comprovantes.