Topo

Mudança em Programa de Fidelidade da TAM revela alta da inflação, diz especialista

23/05/2011 16h09

SÃO PAULO – A partir do dia 1º de julho, os resgates do Programa TAM Fidelidade para viagens na América do Sul (com exceção dos voos domésticos) serão reajustados. Para a classe econômica, o resgate feito pelo menos sete dias antes do embarque vai passar de 10 mil para 15 mil pontos.

“Eles pisaram na bola de maneira muito abusiva”, avalia o sócio-fundador da Mais Ativos, Álvaro Modernell. “Legalmente ela pode fazer e o ajuste faz parte do jogo. Porém, faz mais de 10 anos que o valor era o mesmo e o consumidor estava acostumado com ele”.

Para o também especialista em educação financeira, o problema não está exatamente no aumento, mas em ele ser de 50%. “Uma alta dessa magnitude não é nem inflação, já é hiperinflação. Não tem justificativa. Não dá para aceitar”.

A companhia informou, por meio de nota, que o ajuste da regra – em vigor desde a criação do programa em 1993 – reflete as profundas alterações do mercado nesse período, preserva o equilíbrio do programa e a manutenção dos benefícios oferecidos aos associados.

Contramão
Modernell lembra que estamos vivendo um cenário em que o Brasil comemora a estabilidade econômica há algum tempo. Porém, desde o final do ano passado, a inflação está surgindo como uma ameaça a essa estabilidade.

Além disso, as milhas são uma moeda que a própria companhia aérea emite e controla. “A TAM toma um atitude inflacionária que vai contra o combate da população”, analisa.

A partir de comentários de amigos e de um protesto publicado no portal Valores Reais, Modernell considerou de extrema importância o apoio a essa causa. “Nós, consumidores, devemos lutar pelos nosso direitos”, destaca.

Ele ainda lembra que a GOL, concorrente direta da TAM, está fazendo promoções em seu programa de milhas, o que torna ainda mais “estranho” e não justificável o aumento programado para julho.

Direitos dos consumidores
Para Modernell, essa medida abre um precedente perigoso, que é a sociedade ficar quieta diante de medidas abusivas. “Faz parte da cultura financeira que queremos transmitir que as pessoas conheçam e lutem pelos seus direitos”, explica.

O educador financeiro sugere três caminhos que os consumidores podem seguir para não ficarem passivos:
 

  • Protestar diretamente com a companhia;
  • Usar as mídias sociais e outras ferramentas da web para protestar;
  • Buscar alternativas de voo com outras companhias, a fim de que a TAM saiba que a substituição é provisória, como forma de protesto.

Ele reitera que não tem nada contra a companhia aérea. Pelo contrário, acredita que a empresa costuma ser sensível em relação aos consumidores e que esse fato é exceção. “É possível que a TAM reveja esse aumento. Mais que isso, é esperado que ela o faça”, aponta. “Como disse, ela pode fazer um aumento, desde que seja de maneira menos drástica”.

Novos valores das milhas
De acordo com a nota da TAM, as tarifas promocionais a partir de 4 mil pontos Multiplus foram mantidas. Além disso, ela reitera que o programa fidelidade continua sendo o único sem restrições no resgate de pontos para voos no Brasil e na América do Sul.

Na tabela abaixo, é possível conferir as mudanças nas quantidade de pontos exigidas:



 
Novas regras para resgate das milhas
Classe Até 7 dias antes
do voo:
valor antigo
  Até 7 dias antes
do voo:
novo valor
 Menos de 7 dias 
antes do voo:
valor antigo
  Menos de 7 dias 
antes do voo:
novo valor
Econômica10.00015.00015.00020.000
Executiva15.00020.00023.00030.000
Primeira20.00030.00030.00040.000
Fonte: TAM