Topo

Crise da Spanair afetará 22.773 passageiros neste fim de semana

28/01/2012 09h22

A crise da companhia aérea espanhola Spanair, que anunciou na sexta-feira a suspensão de suas operações, causará o cancelamento neste fim de semana de 220 voos e afetará 22.773 pessoas, segundo fontes da companhia consultadas pela Agência Efe.

Todos os escritórios da Spanair nos aeroportos estarão abertos neste sábado para atender às reivindicações dos usuários, confirmaram as fontes. A empresa tenta colocar os passageiros afetados em voos de outras companhias.

Alguns passageiros se queixam, no entanto, que os preços pedidos são maiores que os anunciados. A companhia, que na noite de sexta-feira confirmou que suspenderia suas operações por seus problemas financeiros, tinha previsto operar neste sábado 91 voos e um total de 129 no domingo.

Os passageiros afetados pela suspensão de operações da Spanair são 8.697 neste sábado e um total de 14.076 no domingo, segundo as mesmas fontes.

A Spanair, com cerca de 2 mil trabalhadores, faturamento anual de 600 milhões de euros e uma fração de mercado de 22%, arrasta uma história de turbulências econômicas com vários episódios de regulação de empregos e perdas milionárias (115,72 milhões em 2010).

O Governo regional da Catalunha confirmou o fim das contribuições de fundos públicos a Spanair e isto, unido ao desinteresse do Catar Airlines de entrar com o capital, foi determinante para o brusco fim da empresa.

A crise atingiu com força esta companhia, que concentra suas atividades em rotas com demandas menores e teve que enfrentar a alta no preço do combustível e uma falta de liquidez quase estrutural.

A companhia aérea espanhola operava mais de 200 voos diários. Neste sábado, a companhia aérea alemã Lufthansa se dispôs a reembolsar ou trocar o voo de seus passageiros que fariam trajetos compartilhados com a Spanair.