UOL Viagem

31/08/2009 - 14h46

Pedaço de geleira argentina será exibido em feira de turismo em SP

Buenos Aires, 31 ago (EFE).- Quase 20 toneladas do gelo milenar da geleira Perito Moreno, uma das maiores da Argentina, viajam em um caminhão frigorífico rumo a uma feira de turismo em São Paulo para promover a pequena cidade argentina de El Calafate.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    O Perito Moreno, localizado em El Calafate, tem paredões frontais de quase 60 metros de altura e 5 km de largura. É o maior destaque do Parque Nacional Los Glaciares

O gelo foi "pescado" neste fim de semana por mergulhadores com a ajuda de um guindaste instalado em um navio no Lago Argentino, sobre o qual desabam gigantescos blocos da geleira, informaram hoje à Agência Efe fontes oficiais.

Os blocos foram reunidos no porto de onde saem as excursões para as proximidades da barreira de cinco quilômetros de comprimento e mais de 30 metros de altura formada pela geleira sobre as águas do lago.

Com a ajuda de agentes do parque nacional Perito Moreno, os pedaços da geleira foram transferidos para um caminhão frigorífico que empreendeu o caminho de quase 5.500 quilômetros até São Paulo, onde deve chegar na próxima sexta-feira.

O gelo milenar será uma atração da Adventure Sports Fair, cujos frequentadores, dotados de sapatos especiais, poderão fazer pequenas caminhadas sobre os pedaços da geleira, principal atrativo do pavilhão da Argentina, explicaram porta-vozes da secretaria de Turismo da província de Santa Cruz.

O caminhão será adornado com uma gigantesca foto do Perito Moreno, que possui 250 quilômetros quadrados de superfície e fica na fronteira entre Argentina e Chile, a cerca de 80 quilômetros de El Calafate, na Patagônia.

O Perito Moreno, cuja superfície é maior do que a de Buenos Aires, é a terceira maior geleira das 13 situadas na Argentina.

Compartilhe: