UOL Viagem

29/05/2008 - 21h18

Pesquisa diz que Stonehenge foi cemitério de uma família real

De Washington

Dan Chung/Reuters

Stonehenge, na Inglaterra, participou do concurso das Sete Novas Maravilhas

Stonehenge, na Inglaterra, participou do concurso das Sete Novas Maravilhas

A construção de Stonehenge, na Inglaterra, foi um cemitério por cerca de 500 anos e teria servido de sepultura para uma família real pré-histórica, como revela uma pesquisa divulgada hoje.

Situada no sul da Inglaterra, a construção é formada por quatro circunferências feitas com grandes megalíticos cuja finalidade sempre foi um mistério para os cientistas.

As últimas pesquisas serviram para descartar as teorias de que este foi um lugar sagrado de peregrinação, um templo religioso ou um observatório astronômico.

Assim explicaram hoje à imprensa os cientistas Mike Parker, chefe do Projeto Arqueológico de Stonehenge Riverside, e Julian Thomas, membro do grupo pesquisador. O trio publicará suas conclusões no próximo número da revista National Geographic.

Os estudos feitos com radiocarbono dos restos humanos encontrados nas diferentes camadas da terra ao redor de Stonehenge, revelaram que os primeiros enterros foram realizados em torno do ano 3.000 a.C.

"Está claro agora que os enterros foram uma parte importante de Stonehenge por todo esse período", disse Parker.

Segundo os resultados do estudo, as cremações e enterros realizados no monumento poderiam corresponder a uma família nobre e seus descendentes, talvez uma dinastia governante.

"Stonehenge foi um lugar de enterros desde seus primórdios até seu apogeu em meados de terceiro milênio a.C.", assegurou o arqueólogo, que considerou que a construção posterior dos círculos de pedras reafirma "o culto aos mortos".

Os cientistas acreditam que no lugar há cerca de 240 pessoas enterradas, pertencentes a épocas distintas, e todas teriam sido cremadas.

Os restos mais antigos encontrados são de uma pequena quantidade de ossos e dentes que datam de 3080-3000 a.C., na mesma época que teria começado a construção do primeiro círculo de megálitos.

Desta primeira época correspondem nove deles, que poderiam pertencer a uma dinastia tribal, já que entre os restos achados em um dos túmulos foi identificado um fragmento de um objeto que poderia ser um bastão de comando.

Quanto ao resto, os especialistas desconhecem se poderiam pertencer aos descendentes desta família, ou simplesmente a outras pessoas de povoados próximos que foram enterradas posteriormente.

"Não acho que o povo comum tenha sido enterrado ali, pois está claro que era um lugar especial naquela época, por isso supomos que eram enterrados aqui os notáveis", disse Parker.

Agora os cientistas tentam determinar a relação entre este monumento e um povoado encontrado recentemente em Durrington Walls, a poucos quilômetros de Stonehenge.

Segundo os cientistas, este povoado poderia ter servido de residência para os trabalhadores que construíram o famoso círculo de megálitos, o que reforçaria a teoria de que Stonehenge não é um monumento isolado, mas faz parte de um conjunto arqueológico muito mais amplo.

Compartilhe: