UOL Viagem

28/08/2006 - 17h29

Londres dança ao ritmo do Carnaval de Notting Hill

Londres, 28 ago (EFE).- Apesar da ameaça de chuva, centenas de milhares de pessoas pularam este ano ao ritmo do Carnaval de Notting Hill, que se encerra hoje depois de inundar as ruas desse bairro londrino com sons afro-caribenhos.

A 42ª edição do evento, considerado o maior festival andarilho da Europa, começou oficialmente no domingo, como manda a tradição, com um dia dedicado às crianças, que atraiu cerca de 300 mil pessoas, segundo a Polícia, e meio milhão, de acordo com os organizadores.

No entanto, hoje foi o "grande dia" do carnaval londrino, com a presença de mais de 500 mil pessoas, segundo a Polícia, e cerca de 750 mil, de acordo com a organização do evento.

O ponto forte do dia foi o grande desfile carnavalesco, que percorreu um trajeto de quase cinco quilômetros pelas estreitas ruas de Notting Hill ao som de grupos de percussão.

A 42ª edição do carnaval de Notting Hill aconteceu apenas duas semanas depois de a Polícia anunciar que havia abortado uma suposta trama terrorista para derrubar aviões em pleno vôo entre o Reino Unido e os EUA.

Para garantir a segurança dos presentes, foram designados cerca de dez mil policiais que durante os dois dias de festa prenderam aproximadamente 150 pessoas por delitos menores, como desordem pública ou posse de droga, informou a Polícia Metropolitana.

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval foi completado por um festival afro-caribenho realizado hoje no popular Hyde Park, próximo a Notting Hill, que tem como objetivo mostrar aos britânicos a arte, a cultura e a cozinha do Caribe de origem africana.

E foram precisamente os imigrantes caribenhos em Londres que criaram o carnaval em 1964, cujas raízes foram tiradas das manifestações andarilhas de júbilo que explodiram em 1833, em Trinidad, por ocasião da abolição da escravidão.

No começo, o carnaval aconteceu em um recinto fechado na região de Saint Pancras (norte de Londres), e constituiu uma resposta à discriminação racial daquela época.

Após passar por diversas situações, a celebração foi transferida para Notting Hill, bairro que ficou famoso por causa do filme protagonizado por Hugh Grant e Julia Roberts.

Para alguns membros da comunidade caribenha, o festival perdeu parte de sua essência com a passagem dos anos, porque foi se foi transformando em um evento de massas.

Compartilhe: