Topo

Passeio por cidades alemãs "segue rastros" de Johann Sebastian Bach

Reprodução/Deutsche Welle
Imagem: Reprodução/Deutsche Welle

13/04/2013 11h26

Eisenach, Köthen e Leipzig. Um passeio seguindo os rastros deixados por um dos mais famosos compositores de música clássica.

Dizem que Johann Sebastian Bach é a síntese de toda a música que o precedeu e a chave para toda a música que veio depois. As composições deixadas por ele tocam as pessoas até os dias de hoje.
 
Para os fãs deste gênio da música clássica, a dica é fazer um passeio por Eisenach, Köthen e Leipzig. Ao passar por estas três cidades, os visitantes podem conhecer onde ele nasceu, foi batizado, criou suas primeiras obras e se transformou em um ícone da música de todos os tempos.
 
Sete dias ouvindo Bach
Na cidade de Eisenach, na Turíngia, onde Bach nasceu em 1685, a pia batismal da Igreja de São Jorge é a mesma desde o século 17. A história da família de músicos é contada no Museu Bach, o mais antigo do gênero no mundo. Além de ouvir música, os visitantes têm acesso ao quarto de infância do grande gênio.
 
Em Köthen, cidade-residência para o príncipe Leopold de Anhalt-Köthen, Bach foi maestro da orquestra real. Compôs obras para a orquestra na qual, muitas vezes, o próprio príncipe tocava o violino. O memorial Bach em Köthen exibe um quadro abrangente desses seis anos, que ficaram marcados na história mundial da Música.
 
Em Leipzig, ele foi regente do coro de jovens da cidade, cargo que ocupou por 27 anos. Lá se iniciaram os anos mais produtivos de Johann Sebastian Bach.
 
O mestre compôs centenas de cantatas, arranjos para coral, oratórios e passionatas. Uma curiosidade é que as autoridades da época achavam o músico inconveniente, porque não foram poucas as vezes em que ele pediu dinheiro para financiar reformas nas igrejas ou para comprar instrumentos musicais.
 
No Novo Museu de Bach, em Leipzig, é possível ver manuscritos originais e documentos do gênio da música clássica. Os visitantes podem formar seus próprios corais de Bach, escolhendo os instrumentos. Além disso, a mediateca oferece mais de 1.100 obras de Johann Sebastian Bach. Para ouvir tudo, seriam necessários sete dias inteiros.
 
Johann Sebastian Bach morreu aos 65 anos em Leipzig. Ele está sepultado na Igreja de São Tomás.

Para assistir matéria em vídeo sobre o roteiro turístico acesse o link.