Topo

Hotel feito de lixo é aberto em Madri

Corona Beach Garbage Hotel, uma criação do artista alemão Ha Schult, feita de resíduos recicláveis recolhidos em praias da Europa - PIERRE-PHILIPPE MARCO/AFP
Corona Beach Garbage Hotel, uma criação do artista alemão Ha Schult, feita de resíduos recicláveis recolhidos em praias da Europa Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCO/AFP

20/01/2011 17h39

Ambientalistas abriram na quarta-feira um hotel todo feito com lixo retirado de praias de países europeus na capital da Espanha, Madri.

O objetivo da Organização Save the Beach – em português, Salve a Praia – é chamar a atenção para o problema de sujeira nas praias.

"Qualquer um que vá à praia pode deixar três ou quatro guimbas de cigarro e uma lata de Coca-Cola. Se isso for multiplicado por 47 milhões de espanhois ou 300 milhões de europeus ou 6,5 milhões de pessoas no mundo, pode-se ver para onde estamos caminhando", afirmou o cofundador da campanha, o espanhol Fernando Godoy.

O hotel tem apenas cinco quartos e foi projetado pelo artista alemão HA Schult especialmente para a campanha.

A turista Virginia Moreno afirmou que, apesar de ser feito com lixo, não se sente qualquer cheiro ou desconforto. "É mais aceitável do que se imagina à primeira vista", disse.

Durante o dia, o hotel é aberto à visitação pública. À noite, recebe os hóspedes que ganharam diárias em sorteios na internet.

A construção feita com lixo coletada na Espanha, Itália, Bélgica e França fica em Madri até o dia 23 de janeiro, durante a duração de uma feira de turismo da cidade.