Topo

Oktoberfest usa bactéria para combater mau cheiro

Visitante bebe cerveja na abertura da Oktoberfest, em Munique, Alemanha (18/09/2010) - Matthias Schrader / AP
Visitante bebe cerveja na abertura da Oktoberfest, em Munique, Alemanha (18/09/2010) Imagem: Matthias Schrader / AP

18/09/2010 13h58

Organizadores da Oktoberfest, em Munique, na Alemanha, decidiram testar o uso de uma bactéria para combater o mau cheiro.

 

A partir de 2011, fumar vai ser proibido no famoso festival. Sem o cheiro do tabaco para disfarçar, há o temor de que o fedor de cerveja velha, restos de comida e banheiros portáteis tornem o ambiente insuportável.

 

Funcionários da Oktoberfest já vão começar a usar este ano uma solução contendo uma bactéria especial, Elbomex, que será espalhada no chão e nos corredores entre as mesas e os banheiros.

 

Mais de seis milhões de litros de cerveja devem ser bebidos durante o evento deste ano.

 

'Mau cheiro'
O produto Elbomex é fabricado por uma empresa da Bavária que vende lava-louças comerciais. Originalmente, o produto era descrito como algo para renovar o solo, mas também serviria para encobrir o mau cheiro vindo de centros de tratamento de esgoto e estábulos, por exemplo.

 

Agora, os organizadores do festival esperam que o Elbomex também sirva para refrescar o ambiente da Oktoberfest, permitindo que os frequentadores continuem bebendo muita cerveja nas tradicionais canecas de um litro.

 

"Os donos de boates dizem que o cheiro ficou horrível depois da proibição do fumo", disse o gerente da barraca Hofbrau, Ricky Steinberg, ao jornal Munich's Mercur.

 

Steinberg começou a testar o Elbomex no ano passado e diz ter conseguido bons resultados.

 

Em julho, eleitores na Bavária votaram em favor da proibição do fumo no Estado. A medida entrou em vigor em agosto.
A exceção foi a Oktoberfest, que tem até 2011 para se adaptar. O festival deste ano vai até o dia 4 de outubro.