UOL Viagem

10/07/2008 - 14h57

Reino Unido estuda exigir visto de brasileiros a partir de 2009

FERNANDA NIDECKER
Da BBC Brasil em Londres

Silvio Cioffi/Folha Imagem

Cabines telefônicas de Londres; brasileiro pode precisar de visto para visitar o Reino Unido

Cabines telefônicas de Londres; brasileiro pode precisar de visto para visitar o Reino Unido

O Ministério do Interior britânico anunciou nesta quinta-feira que poderá exigir visto de turistas brasileiros a partir do início do ano que vem.

A medida, que poderá afetar outros dez países de fora da União Européia, faz parte da primeira Revisão Global de Vistos realizada pelo país.

Segundo o ministério, as autoridades britânicas avaliaram todos os países de fora da UE segundo uma série de critérios que determinam "o nível de risco" que impõem ao Reino Unido.

Os quesitos analisados incluem o uso de passaporte falso, imigração ilegal (número de deportados, barrados nas fronteiras e trabalhadores ilegais), índices de criminalidade, ameaça de terrorismo e a forma como os governos dos respectivos países estão lidando com essas questões.

Além do Brasil, estão na lista Bolívia, Botsuana, Lesoto, Malásia, Maurício, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Procurado pela BBC Brasil, o Ministério do Interior não divulgou informações sobre como o Brasil se saiu na avaliação.

Riscos

Se a nova lei for introduzida, os cidadãos brasileiros que pretendem visitar o Reino Unido precisarão de um visto de seis meses que deverá ser expedido antes que deixem o Brasil.

Atualmente, um acordo entre o Reino Unido e o Brasil permite que brasileiros permaneçam no país europeu sem visto durante 90 dias.

As exceções são para estudantes ou pessoas que viajam a trabalho, que precisam de visto para entrar no país.

O governo britânico disse que pretende estreitar relações com esses países nos próximos seis meses para "reduzir o risco que eles representam".

"Se esses países forem capazes de mostrar evidências de que estão atuando para evitar imigração ilegal de seus cidadãos para o Reino Unido, não haverá necessidade para introduzir o regime de vistos", diz o comunicado do ministério. "Nenhuma decisão final será tomada até o início de 2009."

Política de reciprocidade

O Ministério das Relações Exteriores informou à BBC Brasil que os governos brasileiro e britânico têm mantido encontros bilaterais desde 2007 para discutir a entrada de imigrantes brasileiros ilegais na Grã-Bretanha.

"A posição do Itamaraty é de reciprocidade", informou o Itamaraty. "Se o Reino Unido tornar o visto obrigatório para visitantes brasileiros, o Brasil fará o mesmo com os turistas britânicos."

Atualmente os turistas brasileiros têm livre entrada em 21 dos 27 países da União Européia, segundo o Itamaraty.

Em 2006 (os dados mais recentes), 11.300 brasileiros foram mandados de volta do Reino Unido, uma média de 31 brasileiros por dia. Desse total, 4.900 foram barrados nas fronteiras e 6.300, deportados (a cifra inclui um pequeno número que retornou voluntariamente).

Desde o início deste ano, os agentes de imigração britânicos barraram a entrada de 6.000 pessoas suspeitas de ilegalidade. O governo britânico não divulgou o número de brasileiros incluídos neste total.

Compartilhe: