Topo

Em Barcelona, Papa eleva templo da Sagrada Família à categoria de Basílica

Catedral de Barcelona será elevada à Basílica pelo Papa Bento XVI - Albert Gea/Reuters
Catedral de Barcelona será elevada à Basílica pelo Papa Bento XVI Imagem: Albert Gea/Reuters

06/11/2010 19h07

BARCELONA, 6 Nov 2010 (AFP) -O papa Bento XVI chegou este sábado, às 21H00 locais (18H00 de Brasília) ao aeroporto de Barcelona (nordeste), cidade onde permanencerá por 22 horas e onde consagrará o templo da Sagrada Família, elevando-a à categoria de Basílica.

Após uma visita pastoral a Santiago de Compostela como o "peregrino mais ilustre" deste ano Jacobeu e depois de ter celebrado uma eucaristia na praça do Obradoiro desta cidade, o pontífice chegou à capital catalã com seu séquito, encabeçado pelo secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, a bordo de um avião da companhia Iberia que aterrissou às 21H06 locais.

No aeroporto de El Prat, era aguardado pelo chefe do governo autônomo catalão, a Generalitat, José Montilla, e o prefeito de Barcelona, Jordi Hereu. O arcebispo de Barcelona, Lluis Martínez Sistach, viajava no mesmo avião do pontífice.

Desde as primeiras horas da tarde, a catedral de Barcelona recebeu centenas de católicos, alguns com bandeiras do Vaticano, procedentes de outras cidades espanholas, com destaque para a presença de muitos jovens.

À espera do pontífice, a praça da catedral tinha aspecto festivo, com bandeiras vaticanas, espanholas e catalãs, bem como estandartes com a foto do papa Ratzinger e outros cartazes com mensagens favoráveis à sua figura e à sua visita a Barcelona.

A maioria dos presentes que se concentravam junto às barreiras e aos efetivos policiais eram jovens pertencentes a organizações religiosas que, agitando suas bandeiras, começaram a se reunir quatro horas antes para dar as boas-vindas a Bento XVI.

O Papa deve pernoitar no Palácio Espiscopal de Barcelona e no domingo consagrará o templo da Sagrada Família, obra incompleta do arquiteto modernista catalão Antonio Gaudí.