UOL Viagem

21/06/2008 - 12h54

Multidão celebra solstício de verão em Stonehenge

Do Reino Unido

Andy Rain/Efe

Multidão celebra a chegada do solstício de verão em Stonehenge

Multidão celebra a chegada do solstício de verão em Stonehenge

Cerca de 30.000 pessoas se reuniram este sábado ao amanhecer, debaixo de chuva, na tradicional celebração do solstício de verão (Hemisfério Norte) no maior conjunto de menires do mundo, situado em Stonehenge, no sul da Grã-Bretanha.

Às 4h58 precisamente (0h58 de Brasília), uma multidão de druidas, "hippies" e curiosos lançou gritos de alegria quando o Sol surgiu entre as nuvens neste que será no Hemisfério Norte o dia mais longo do ano e no Hemisfério Sul, o mais curto.

"Imagino que sou um pouco como um druida clandestino. Durante o ano trabalho como fabricante de brinquedos, mas o solstício de verão desperta o 'hippie' que há em mim. É uma experiência mágica", declarou Peter Rawcliffe, um jovem de 26 anos que há três percorre as centenas de quilômetros que separam sua casa de Stonhenge para não perder a celebração.

Uma porta-voz do English Heritage, a instituição que atualmente organiza o evento que existe há 5.000 anos, calculou o número de participantes em cerca de 30.000 pessoas, um recorde desde 2003.

Stonhenge (que em inglês antigo significa "pedras de pé") faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1986 e é visitado anualmente por 850.000 pessoas.

Compartilhe: