Topo

Aulas de forró, shows de humor e música: conheça dez festas de São João que valem a visita

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 08h00

Festas de São João são celebradas no Brasil inteiro, mas é no Nordeste que elas arrastam multidões para a folia. Várias cidades da região abrigam alguma celebração junina com shows, cenários e números de participantes grandiosos. E em 2013 não será diferente: neste ano, em lugares como Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Aracaju, o turista poderá encontrar festejos com apresentações de repentistas, quadrilhas, artistas tradicionais nordestinos e até astros da música brasileira, como Ivete Sangalo e Luan Santana.

Abaixo, veja uma lista com dez cidades que terão festas de São João extremamente interessantes nos próximos dias:

Assú (RN)
A cidade de Assú está situada a 210 km de Natal e abriga uma das mais tradicionais festas de São João do Brasil. Segundo autoridades do município, as homenagens a São João Batista ocorrem em Assú há mais de 280 anos.

Em 2013, as celebrações juninas oficias da cidade ocorrem entre 14 e 24 de junho e contarão com shows de artistas como Dorgival Dantas, Naldinho Ribeiro, Zé Barros, Ivaldo Maceió, Arleno Freitas e Alessandro Saldanha, além de outras apresentações de sanfoneiros e trios de forró. Haverá ainda espaço para o show da banda gospel “Os Doidin de Deus”. Encontros de quadrilhas e feiras de comidas típicas e artesanatos também farão parte do cardápio. O centro histórico de Assú, dono de belos casarões centenários, será o cenário para o evento.

Mais informações: www.assu.rn.gov.br

  • Divulgação

    O centro histórico da cidade de Assú (RN) sedia uma das maiores festas juninas do Brasil

Campina Grande (PB)
Os habitantes de Campina Grande, na Paraíba, afirmam que sua cidade tem o “maior São João do mundo” - e, de fato, os festejos juninos no local costumam ser grandiosos. Em 2013, o evento terá início em 7 de junho de 2013 e irá atravessar 30 dias, terminando apenas em 7 de julho.

Já há mais de 100 atrações confirmadas para a festa. Entre elas, destacam-se os artistas Gilberto Gil, Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro e Geraldo Azevedo, além das bandas Calypso, Falamansa, Aviões do Forró, Garota Safada e Os Três do Nordeste. Quadrilhas, repentistas e venda de comida regional também se farão presentes. No ano passado, quando homenageou os 100 anos de Luiz Gonzaga, o São João de Campina Grande recebeu cerca de dois milhões de pessoas.

Mais informações: http://saojoaocampinagrande.com.brhttp://saojoaodecampina.com/

Caruaru (PE)
A cidade de Caruaru sedia um dos principais festejos de São João do país (e concorre com Campina Grande para ver qual é maior). Neste ano, o evento, que homenageia o músico Dominguinhos, começa no dia 1º de junho e vai até 29 de junho. Na programação há shows de Luan Santana, Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Garota Safada, Aviões do Forró e Limão com Mel. No dia 8, a agenda será dedicada a shows de música gospel.

Durante o São João de Caruaru, vale lembrar, os famintos poderão se saciar com comidas gigantes. Em determinados dias do evento, serão servidos tapiocas gigantes, polenta gigante, doce de mamão com coco gigante e também o que seria “o maior cozido de milho do mundo”. Os turistas também poderão provar “o maior xerém com galinha”. A abertura do evento, no dia 1º de junho, ficou a cargo de Geraldo Azevedo e Mastruz com Leite.

Mais informações: www.caruaru.com.br

Aracaju (SE)
Batizada de “Forró Caju”, e prestes a completar 20 anos de história, a festa junina oficial de Aracaju, no Sergipe, será realizada em 2013 entre os dias 20 e 30 de junho. O epicentro das celebrações é a praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais da capital sergipana, que deve receber aproximadamente 150 mil visitantes neste ano.

Geraldo Azevedo, Aviões do Forró, Banda Calypso, Dragões do Forró, Zé Ramalho, Calcinha Preta, Garota Safada e Elba Ramalho estão entre as muitas atrações que vão alegrar os visitantes do Forró Caju. Neste ano a festa terá um "Dia de Paz", com apresentação de atrações cristãs. 

Mais informações: www.aracaju.se.gov.br

  • Divulgação

    O Forró Caju, na capital sergipana, chega a receber 150 mil visitantes a cada ano

Amargosa (BA)
Conhecida como a “Cidade Jardim”, Amargosa se encontra a 240 km de Salvador, em pleno Recôncavo Baiano. Seus festejos de São João estão entre os mais animados na Bahia e, neste ano, serão realizados entre 19 e 24 de junho, principalmente nos arredores da Praça do Bosque (que tem área de 29 mil m²). O evento contará com shows de Alceu Valença, Aviões do Forró, Falamansa, Maria Cecília & Rodolfo e Dorgival Dantas.

Os amantes do forró também poderão se divertir com apresentações de Chambinho do Acordeon (que interpretou Luiz Gonzaga no filme “Gongaza – De Pai Para Filho”) e Cacau com Leite. Já aqueles que não são familiarizados com o ritmo, terão a chance de fazer aulas de forró gratuitas durante o São João de Amargosa (haverá diversos casais de bailarinos espalhados pela Vila Junina para ensinar alguns passos aos visitantes). Feiras com barracas de comidas, bebidas típicas e artesanatos completarão o cenário.

Mais informações: www.amargosa.ba.gov.br

Mossoró (RN)
Os festejos de São João na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, serão realizados entre os dias 8 e 30 de junho e contarão com a participação de mais de 100 atrações culturais. A cidade está situada no oeste do Estado potiguar, a 277 km de Natal, e exibe uma das principais festas juninas do Brasil (que neste ano consumiu investimentos de R$ 5 milhões).

Na programação do São João de Mossoró estão confirmadas apresentações de shows de humor (conhecidos como “Sorrindo no São João”, com participações de Alex Nogueira e Zé Lezim) e mais de 200 grupos de quadrilhas, que irão se exibir na Arena Deodete Dias, com capacidade para mais de 2.000 pessoas. Na agenda de grandes concertos já estão confirmados Luan Santana, Garota Safada, Paula Fernandes, Elba Ramalho e Solteiros do Forró. Haverá também no lugar barracas de comida, palcos para apresentações de trios de forró pé-de-serra, bares e restaurantes.

Mais informações: www.mossorocidadejunina.com.br

Salvador (BA)
Mais famosa atualmente pelo axé do que pelo forró, a capital baiana sedia uma das mais animadas festividades de São João do Nordeste. É na área do Pelourinho, no centro histórico de Salvador, que se apresentam as principais atrações do evento.

Neste ano, o São João soteropolitano terá 30 dias de festa, começando já em 1º de junho (serão 122 apresentações musicais de bandas e artistas e 16 trios de forró). O evento pega fogo, porém, a partir do dia 20, quando serão realizados os principais shows da agenda. As quadrilhas tradicionais, por exemplo, se apresentarão na Praça Municipal de 20 a 30 de junho. Já no Terreiro de Jesus será possível assistir, a partir do dia 20, a shows de Genival Lacerda, Alceu Valença e Trio Virgulino. E no Largo do Pelourinho se apresentarão artistas como Trio do Forró, Chambinho do Acordeon e Zé Gomes. Também haverá um espaço para as crianças na Praça das Artes.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br/programacao/salvador/

  • Divulgação

    O São João soteropolitano terá 30 dias de festa e mais de 100 apresentações culturais

Cruz das Almas (BA)
Cruz das Almas fica a 150 km de Salvador e sediará os festejos de São João durante todo o mês junino, que serão realizados sob o tema “Arraiá Terra e Semente – A Festa de Nossa Gente”. O ápice das celebrações, porém, ocorre entre 20 e 24 de junho. O evento terá atrações tanto para adultos como para crianças. Os pequenos terão à sua disposição um “arraiá infantil”, que será erguido na praça Multiuso. Já os adultos poderão se divertir com diversos shows na praça Senador Themístocles. Entre os artistas confirmados para a festa estão Aviões do Forró, Santana, Estakazero, Cangaia de Jegue e Adelmário Coelho.

Aos concertos desses músicos se juntarão apresentações de quadrilhas, quermesses, exposições fotográficas e feiras de artesanatos e de comida. Entre as receitas haverá canjica, aipim, bolo de milho e doces caseiros. Além disso, algumas festas privadas serão realizadas na cidade entre os dias 21 e 23 de junho: o Bloco Bosque Skol, por exemplo, contará com um bloco puxado pela banda Chiclete com Banana. Haverá receptivos turísticos recebendo os visitantes na rodoviária de Cruz das Almas e na Senador Themístocles.  

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br/programacao/cruz-das-almas/

Senhor do Bonfim (BA)
Localizada a 375 km de Salvador, Senhor do Bonfim é conhecida como a “capital baiana do forró”. Neste ano, a cidade sediará festejos de São João entre os dias 21 e 24 de junho. Entre as atrações já confirmadas para o evento estão os artistas Seu Maxixe, Cicinho de Assis, Dorgival Dantas, Brega e Vinho e Página Virada.

Além disso, na festa, o visitante poderá admirar diversas manifestações culturais que têm a ver com festa junina, como apresentações de samba de lata, samba de roda, quadrilhas, desfile de carroças, baile com banda de pífanos e até uma guerra de espadas. Diversos sanfoneiros da região também marcarão presença no evento. As celebrações ocorrerão principalmente nos arredores da Praça da Cidade, e nos dias 22 e 23 de junho será realizada em Senhor do Bonfim a festa privada “Forró do Sfrega”, com shows de bandas como Chiclete com Banana, Forró Pega Leve e Harmonia do Samba. No dia 24 é a vez da festa “Ressaca do Sfrega” entrar em cena, com shows de Gusttavo Lima, Kart Love e Oito7Nove4.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br/programacao/senhor-do-bonfim/

Limoeiro (PE)
O município de Limoeiro está localizado a 80 km de Recife, no agreste pernambucano, e apresenta uma animada festa de São João para quem está no Estado nordestino. Em 2013, os festejos serão realizados entre os dias 21 e 29 de junho e contarão com apresentações de excelente bandas de forró e quadrilhas. São diversos polos de animação espalhados pela cidade, que irão abrigar shows de grupos como Forrozão Pecado Moreno, Grupo Aconchego e Balança de Cintura.

A abertura do evento, no dia 21, terá shows de Geraldinho Lins e Musa do Calipso. Já a festa de encerramento, no dia 29, exibirá um concerto de Ivete Sangalo. Haverá também as quadrilhas Esperança, Belas Rosas, Oroart e Flor do Bairro, além de repentistas, teatro de mamulengo e diversas brincadeiras juninas, como pau de sebo e quebra-panela.

Mais informações: www.limoeiro.pe.gov.br