Topo

Relaxe e contemple a natureza descendo rios do Brasil de boia

Daniel Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 08h00

O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. O maior país da América Latina conta com a maior reserva mundial de água doce e tem o maior potencial hídrico da Terra; cerca de 13% de toda a água doce do planeta encontra-se em seu território. O que isso significa? Pura diversão! Embora, os brasileiros tenham uma tendência maior a preferir viajar para o litoral, o interior está cada vez mais especializado em oferecer opções para turismo nos rios.

Muitos destinos brasileiros oferecem passeios de boia por rios. O "Boia Cross", como ficou conhecido, é um esporte muito simples: o turista deita em uma câmara de ar de caminhão cheia e se deixa levar rio abaixo se preocupando apenas em apreciar a paisagem. A experiência é um momento de total relaxamento e comunhão com a natureza, ideal para ser praticada no intervalo entre passeios mais radicais e cansativos.

Em Brotas, a 242 quilômetros de São Paulo o passeio é tão procurado quanto o rafting com a vantagem de ser mais tranquilo e não exigir tanta disposição. Famílias com crianças e pessoas mais velhas com pouco pique para os esportes radicais que o destino oferece encontram no boia cross uma possibilidade de diversão sem esforço. Algumas agências que atendem a região oferecem boias amarradas ao meio formando um oito de forma que o turista possa montá-las como um cavalo.

Para tirar mais proveito do trajeto é preciso que seja um trecho de rio com corredeira leve, assim o esforço é menor ainda. Os equipamentos de segurança são necessários, sobretudo se o percurso for em áreas com pedras, mas em rios mais rasos e calmos não é obrigatório, como no rio Formigas, no Maranhão. Lá a descida é feita no povoado de Cardosa e é preciso comprar o passeio em agências que combinam o serviço com a presença de instrutores que acompanham o grupo. O rio é de água cor de chá e a temperatura é refrescante. É possível intercalar mergulhos para se refrescar e parar em um grande banco de areia para aproveitar a paisagem.

Conheça agências que fazem o passeio:

Brotas (SP)EcoAção
(14) 3653-9140  www.ecoacao.com.br

Mata Nativa Aventura
(14) 3653-4047  www.matanativaaventura.com.br

Alaya Expedições
(14) 9103-5806 
www.alaya.com.br
Cardosa (MA)Orbe Turismo e Aventura
(98) 3238-9133 
Bonito (MS)Ygarapé Tour
(67) 3255-1733  www.ygarape.com.br

Bonito Way Turismo
(67) 3255-1046  www.bonitoway.com.br
Visconde de Mauá (RJ)(24) 3387-1547  www.viscondedemaua.com.br

A atividade poderá ter um toque radical dependo do rio. Em Brotas e em Bonito (MS), por exemplo, os trechos possuem pequenas quedas que dão um friozinho na barriga adicional. Já em Cardosa e Manaus, os rios não possuem pedras ou quedas, por isso a emoção vai variar mesmo apenas com a velocidade do vento e da correnteza. Mesmo em trechos mais agitados, o boia cross é um passeio tranquilo e prazeroso, mais para contemplação que adrenalina.

A prática de boia cross está bastante difundida no país. O turista poderá praticar o esporte em Pirenópolis (GO), Manaus (AM), Monte Verde (MG), Iporanga (SP), Brotas (SP), Cardosa (MA), somente para citar alguns. É muito importante certificar-se de que o passeio será conduzido por um instrutor. Os rios têm perigos que apenas os iniciados conhecem, quem já fez a descida em um rio poderá viver uma experiência completamente diferente em outro rio, por isso é preciso procurar um agente local.

Serviço
O boia cross custa entre R$ 50 e R$ 100, dependendo do local. O passeio dura, em média, uma hora.