Topo

Livro conta a história do Carnaval de São Luiz do Paraitinga (SP)

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

01/06/2013 10h08

São Luiz do Paraitinga (SP) é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Carnaval por promover uma festa tão peculiar. Resgatada na década de 1980, a folia luizense é fincada em suas raízes e valoriza a história da cidade e de seus personagens mais populares - seja nas letras de suas marchinhas, seja na caracterização dos foliões e bonecos gigantes. O assunto deu pano pra manga para os pesquisadores Degiovani Lopes da Silva e Maria Alice Ferreira do Amaral Vieira, autores do livro "São Luiz do Paraitinga – Sem rabo e sem chifre" lançado em maio.

Ao longo das 416 páginas da publicação, estão fotos que mostram a evolução da cidade e do Carnaval, além de histórias, causos, depoimentos e letras das marchinhas mais importantes. Ao contrário do que se espera de um livro histórico baseado em uma extensa pesquisa, este não tem um conteúdo pesado nem é cansativo de ler. Com uma diagramação caprichada e uma enorme quantidade de ilustrações, a publicação lembra mais um almanaque, pois valoriza bastante as curiosidades, promovendo uma leitura mais dinâmica e divertida.

Idealizado em 2006, o livro é resultado de pesquisas e observações dos autores que acompanham o fenômeno carnavalesco desde 1990 e abrange a retomada da festa na década de 1980 (o Carnaval foi proibido durante anos), passando pela tragédia que abalou a cidade com a enchente em 2010, até os dias de hoje.

O livro se divide em cinco seções principais dedicadas aos seguintes temas: história da cidade, o Carnaval, as marchinhas, o Bloco Juca Teles do Sertão das Cotias e o cidadão luizense Benedito de Souza Pinto.

Há quase trinta anos, a cidade promove também o Festival de Marchinhas Carnavalescas, cuja história está inserida na publicação. Este evento foi crucial para o Carnaval ganhar a força que tem atualmente, já que serviu para lançar artistas de São Luiz do Paraitinga e consolidar suas canções no imaginário do povo luizense e dos turistas foliões.

Por conta da enchente de 2010, muito material de acervo histórico da cidade se perdeu, o que dá ainda mais relevância a publicação por ser uma das poucas e mais recentes fontes de informações sobre o Carnaval luizense.

São Luiz do Paraitinga – Sem rabo e sem chifre
Autores: Degiovani Lopes da Silva e Maria Alice Ferreira do Amaral Vieira
Editora: Independente
Páginas: 416
Preço sugerido: R$ 79,90
Compra direta com os autores: maffav@hotmail.com e degiovani1951@hotmail.com, pelo telefone (11) 3672-0434 (com Maria Alice ou Degiovani) ou na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, www.livrariadavila.com.br)