Topo

Vai para Nova York? Conheça 30 espetáculos em cartaz na Broadway

Wicked: Quem assiste a esta encenação, que se passa antes da chegada de Dorothy ao mundo de Oz, nunca mais vê o mágico e Glinda da mesma forma - Divulgação
Wicked: Quem assiste a esta encenação, que se passa antes da chegada de Dorothy ao mundo de Oz, nunca mais vê o mágico e Glinda da mesma forma Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 08h00

Mesmo quem ainda não pisou em Nova York conhece a fama icônica da Broadway, a avenida que concentra dezenas de teatros na cidade. As montagens de musicais são certamente as mais conhecidas do público, mas as instalações da região também abrigam shows e peças tradicionais. E assistir a essas encenações é um dos passeios mais interessantes para fazer na cidade, não só pela oportunidade de ver de perto alguns grandes nomes do cinema norte-americano (Tom Hanks, Sigourney Weaver, Nathan Lane e Matthew Broderick, o eterno Ferris Bueller, estão em cartaz atualmente) mas também para ficar de queixo caído com as produções.

Quem vai com crianças ou com quem não quer se arriscar a ficar perdido no inglês tem como opções espetáculos que não se baseiam em diálogos, como o show do Blue Men Group, ou do Stomp. Quem domina um pouquinho mais a língua pode escolher entre montagens de histórias conhecidas, como a de Cinderela, ou de tramas que ficaram famosas no cinema, como Mamma Mia! ou O Fantasma da Ópera. Tenha em mente que mesmo quem domina a língua perde algumas coisas na hora em que o elenco começa a cantar, mas nada que estrague o entendimento ou o brilho do passeio (afinal é uma distração, não uma reunião para alterar os rumos do planeta).

Há diversas formas de comprar os convites. É possível fazer a compra online pelos próprios sites das montagens; adquirir os ingressos na bilheteria dos teatros algumas horas antes do espetáculo ou visitar os guichês da TKTS (www.tkts.com) -um na Times Square e outro na Downtown Brooklyn-, que vendem entradas para o mesmo dia da apresentação, com descontos de até 50% no valor. As filas costumam ser grandes e não necessariamente você conseguirá tíquetes para a peça que deseja, mas a economia pode compensar. A Broadway Collection (www.broadwaycollection.com/pt-pt/) trabalha com agências de turismo e oferece a opção de comprar antecipadamente os ingressos de alguns dos espetáculos (a seleção de opções é baseada no número de estrangeiros que cada montagem recebe todas as noites), em reais.

Os valores das entradas variam, obviamente, de acordo com o local do assento, mas considere gastar, ao menos, 90 dólares por cabeça (pelas cadeiras mais afastadas do palco, na parte superior do teatro). Se você, ou seus acompanhantes, gostarem de levar lembrancinhas para casa (e há uma infinidade delas, entre toalhas, livros, chaveiros, canecas, etc), uma passada pelas lojinhas com itens das montagens pode sair ainda mais cara.

O UOL Viagem selecionou 30 espetáculos que estão em cartaz na Broadway - entre peças, musicais e shows - pra que você conheça um pouco mais das tramas antes de comprar seu ingresso.