Topo

Homens solteiros e bem vestidos têm mais chances de ganhar assento na 1ª classe

Think Stock
Imagem: Think Stock

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 20h09

Em abril deste ano, o site de busca de passagens aéreas Skyscanner fez uma pesquisa com 700 comissários de bordo de 83 países para saber qual tipo de passageiro pode conquistar, gratuitamente, um assento melhor do que o adquirido. Segundo esses funcionários, homens solteiros, bem vestidos e tendo por volta de 30 anos são os que mais têm chances de conseguir uma transferência para a classe business ou mesmo a primeira classe das aeronaves.

Já as mulheres jovens, usando roupas provocantes e que estejam viajando em grupo são as que têm menos chance de se beneficiarem com um "upgrade".

Para os comissários entrevistados (dos quais 61% já concederam a dádiva das cadeiras espaçosas e do serviço diferenciado para alguém), o passageiro educado, que faça parte do programa de viajantes frequentes da companhia aérea e que viaje sozinho ou na baixa temporada tem condições de ser beneficiado, caso existam assentos disponíveis nas classes superiores. Se o viajante tiver uma doença ou lesão, ou se estiver em lua de mel, também vale comunicar aos funcionários do avião: segundo a pesquisa, mais da metade deles estaria disposta a fazer a alteração nesses casos.

Outra pesquisa da Skyscanner, de agosto de 2012, mostrou que 75% dos 600 turistas ouvidos na ocasião estariam dispostos a mentir para obter a mudança de assento.

Vale lembrar que nenhum comissário de bordo ou empresa aérea tem obrigação de oferecer "upgrade" gratuito para os passageiros, mesmo que existam vagas.