Topo

Viaje pela história dos Beatles em Liverpool, na Inglaterra

Laura Prado

Do UOL, em Liverpool

22/03/2013 08h01

Ao descer do avião, você dá de cara com a placa: “Bem-vindo ao Aeroporto Internacional John Lennon”, e seu lema infame: “Above us only sky”. Não dá para ter dúvidas: você chegou a Liverpool. Você chegou à nascente da Beatlemania.

No filme de animação “Yellow Submarine”, Ringo avisa: “Liverpool é um lugar tão solitário num sábado à noite... e ainda é quinta de manhã.” Nada poderia estar mais distante dessa descrição, hoje em dia. Uma cidade industrial, Liverpool teve seu tempo de glória no início do século 19, como um dos maiores portos do mundo, e somente voltou ao mapa por conta de John, Paul, George e Ringo.

A Liverpool atual tem vida noturna intensa, seja aos sábados à noite, nas imediações do Cavern Club, ou às quintas (ou qualquer outro dia) de manhã, em volta de Albert Dock, onde você encontra um museu dedicado somente à carreira dos Beatles e outras atrações. A cidade se reinventou para o turismo e hoje atende a essa demanda extremamente específica com louvor.

Para os “fã-náticos” fazer um tour guiado é a melhor opção. Mas não basta fazer um tour qualquer. O nome é “Magical Mystery Tour”, e cobre toda a cidade e subúrbios, parando em pontos estratégicos da carreira dos quatro rapazes. Da casa onde nasceu Ringo Starr, que esteve a ponto de ser demolida para dar lugar a projetos mais modernos, à manjadíssima Penny Lane, você vai poder conhecer os locais que marcaram a vida pessoal e profissional dos rapazes. O tour sai diariamente em quatro horários e dura duas horas. O guia, extremamente versado nas histórias dos Beatles, destrincha a cidade para os participantes, mostrando como cada esquina, cada lojinha, ajudou na criação de uma das bandas mais bem sucedidas de todos os tempos. E, nos intervalos, canções selecionadas para encaixar com o próximo local a ser visitado. É inevitável sentir um arrepio ao ouvir Strawberry Fields Forever tocar em frente ao velho portão de ferro vermelho que marca a entrada do orfanato onde John brincava, quando criança.

Os únicos locais não acessíveis nesse tour são Mendips e 20 Forthlin Road. Mendips é a casa onde nasceu e cresceu John Lennon, contendo ainda todos os móveis pertencentes à família. É possível visitar o quarto onde John começou a imaginar sua primeira banda, The Quarrymen. Em Forthlin Road você poderá conhecer a casa onde morava Paul McCartney, considerada o “local de nascimento dos Beatles”. Era lá que Paul e John se encontraram para ensaiar e escrever músicas de sucesso como “I Saw Her Standing There”. Os dois locais são mantidos pelo National Trust, organização que cuida do patrimônio histórico britânico, e os ingressos devem ser solicitados com antecedência.

O Magical Mystery Tour começa perto de Albert Dock, onde está o museu The Beatles History, e termina no lendário Cavern Club, no centro da cidade. Para aproveitar bem o tempo, chegue a Albert Dock pela manhã, compre seus ingressos para o tour para o início da tarde, e passe o tempo explorando o museu, que é como um labirinto de Beatlemania. Dependendo do seu interesse em ler e ouvir as explicações do audioguia, é possível passar de uma a três horas por lá. Isso sem contar o tempo de lojinha, claro. Para evitar o tédio dos pequenos, há uma área interativa onde eles podem aprender sobre os quatro rapazes de Liverpool, desenhar, jogar e até dançar sobre um piano gigante. Após isso, almoce em algum dos vários restaurantes das docas e embarque no Magical Mystery Tour.

  • Laura Prado/UOL

    Se você pegar o Magical Mystery Tour, em Liverpool, vai entender cada parte da letra da música "Penny Lane", explicada em detalhes pelo guia

Ao final do tour, seu ingresso lhe dará direito a visitar o Cavern Club de graça (dependo do horário, há cobrança de couvert). Na mesma rua, Matthew Street, há uma loja enorme de souvenires, onde você encontra até tapetes dos Beatles, além de dois outros bares com o nome “Cavern”. Todos pertencem ao mesmo dono: um é o clube original, onde os garotos começaram sua carreira, outro, logo em frente, é um pub estilo britânico, e o terceiro é um lounge, que fica nos fundos do clube original e pode ser alugado para confraternizações. Dentro do clube original você verá memorabílias dos Beatles, incluindo a guitarra que Paul McCartney usou em 1999, quando fez seu último concerto do milênio no local, para uma plateia seleta. Todos os dias, a partir do fim da tarde, há música ao vivo no Cavern Club. Sempre há uma banda tocando covers dos Beatles e, se você der sorte (ou azar, dependendo do ponto de vista), bandas tocando seu próprio material. A frequência é de turistas, e a diversão é garantida. Se você decidir pedir uma cerveja, não estranhe se ela vier quase morna. É assim que ela é servida na Inglaterra.

Quem quiser fazer uma imersão completa pode ainda hospedar-se no Hard Day’s Night Hotel, o único hotel do mundo inspirado pelos Beatles. Todos os 110 quartos são decorados com referências à banda e cada um tem estilo único. O lobby é um tributo ao quarteto, assim como a fachada e os restaurantes. Ele está localizado na esquina da Matthew Street, onde está o Cavern Club. O preço é condizente com a singularidade da experiência oferecida, chegando ao dobro de qualquer outro hotel da cidade.

Para os não-beatlemaníacos, a cidade de Liverpool conta com alguns atrativos. O maior deles é o estádio de Anfield, sede do Liverpool FC, que tem tour e um museu sobre o time. Na região do porto está uma das filiais do museu Tate, que abriga arte contemporânea e moderna, e a roda gigante Big Wheel, que dá uma bela vista da cidade e oferece até pacote VIP com champanhe. Só não perca seu tempo se o dia estiver nublado.

A cidade tem ainda uma ligação tênue com a tragédia do navio Titanic. Embora ele nunca tenha visitado a cidade, foi lá que todos os preparativos para a viagem foram feitos, no escritório central da White Star Line, em James Street. A cidade relembra regularmente a história, por meio de exposições relacionadas ao tema.

Apesar de essas atrações terem seu valor, é difícil justificar uma ida a Liverpool sem incluir os Beatles. John, Paul, George e Ringo deixaram sua marca por toda a cidade. Da infância pobre brincando nas ruas aos dias de glória após o sucesso, eles fizeram de Liverpool um lugar menos cotidiano. A indústria do turismo agradece.

Como chegar:
A partir de Londres: avião ou trem.
Não há voos diretos de Londres a Liverpool. Se você vem de Londres, há duas opções: pegar voos que fazem escala na Ilha de Man ou em Dublin, na Irlanda, ou pegar um voo direto a Manchester e de lá pegar um trem. O trem custa o mesmo ou mais barato que o avião, tem diversos horários no dia e é sempre pontual. A viagem saindo da estação de Euston dura cerca de 2h30. Se você estiver vindo de Dublin, o vo
o é a melhor opção, pois o combo barco + trem pode levar até 11h de trajeto.

Companhias aéreas
British Airways: www.ba.com (voos a Manchester)
FlyBE: www.flybe.com (voos via Ilha de Man)
Ryan Air: www.ryanair.com (voos via Dublin)
National Rail: www.nationalrail.co.uk (horários e venda de bilhetes online para os trens)
Magical Mystery Tour: www.cavernclub.org/the-magical-mystery-tour (vende ingressos online)
National Trust: www.nationaltrust.org.uk/beatles-childhood-homes (vende ingressos online)

Hotéis
A Hard Day’s Night: www.harddaysnighthotel.com
Base2Stay: www.base2stay.com/liverpool/the-hotel