Topo

Conheça paisagens incríveis vistas das janelinhas dos aviões

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 09h00

Tirar fotos é uma das grandes diversões de qualquer viagem. E, via de regra, as câmeras podem começar a trabalhar já no ar: muitos voos oferecem visões magníficas para seus passageiros que, seja em altitude de cruzeiro ou durante o pouso e a decolagem, sempre estarão em posição privilegiada para produzir boas imagens.

Algumas rotas aéreas são famosas por apresentar belas visões para os viajantes: ao ir do Brasil à cidade chilena de Santiago, por exemplo, os aviões passam sobre a cordilheira dos Andes, permitindo que os turistas admirem um infinito tapete de montanhas nevadas embaixo de seus olhos.

Para não perder tal visão, é aconselhável que o fotógrafo se sente no lado esquerdo da aeronave na viagem de ida ao Chile. No retorno ao Brasil, o lado direito do avião oferecerá uma posição mais propícia para fotografias.

A viagem aérea de São Paulo ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também pode apresentar uma sequência de belas paisagens. Em alguns voos, o viajante sentado no lado direito das aeronaves consegue observar, durante o trajeto, boa parte do litoral norte de São Paulo e do litoral sul fluminense. E, na hora de pousar, dependendo do caminho tomado pelo avião, é possível enxergar cartões-postais como o Pão de Açúcar e a ponte Rio-Niterói. É importante ressaltar, porém, que as fotos não devem ser tiradas depois do aviso de desligar equipamentos eletrônicos que precede as decolagens e aterrissagens das aeronaves.

No álbum, veja algumas das melhores imagens que podem ser captadas desde a janelinha de um avião.