Topo

Tour pelo Santiago Bernabéu mostra história e ídolos do Real Madri

Heloísa Dall'Antonia

Do UOL, em Madri *

01/03/2013 08h00

A ideia ainda não é tão difundida no Brasil quanto é na Europa, mas transformar os estádios de grandes times em locais turísticos fora dos dias de jogos é rentável para os clubes e uma experiência irresistível para fãs de futebol. E para quem está andando pelo Paseo de la Castellana, uma das avenidas mais importantes de Madri, na Espanha, só a vista colossal do Santiago Bernabéu já desperta a curiosidade para ver como é, por dentro, a casa do Real Madri, um dos times mais vitoriosos da última década.


Desde sua inauguração, em dezembro de 1947, o então Nuevo Estadio Chamartín passou por duas grandes reformas e por diversas obras até chegar ao seu formato atual, que comporta 85.454 expectadores. A alteração do nome, uma homenagem ao presidente que ficou 35 anos no comando do clube, aconteceu em 1955.

Nos últimos anos, o Real contou com grandes nomes, como Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos, David Beckham, Figo e Owen, entre outros (um programa de humor brasileiro chamava o clube de "Irreal Madri" na época). Até Vanderlei Luxemburgo deixou sua marca no time, como técnico, em 2005. Em 2013, Kaká faz parte do elenco e tem sua imagem bem explorada no passeio, assim como a de outros jogadores mais bonitos do que a média.

O tour começa com uma linda vista panorâmica do estádio, a partir do terceiro anfiteatro, a 50 metros de altura do campo de jogo. O sobe e desce sugerido pelas placas sinalizadoras está só começando. A partir dali, o visitante passa pela sala dos troféus, que além de mostrar os muitos prêmios conquistados pelo time, expõe também chuteiras, camisas e até uma evolução das bolas já usadas. Vídeos e informações em texto estão disponíveis de forma interativa, através de telas touch screen, mostrando grandes momentos do Real.

Alfredo di Stéfano, uma das lendas do clube, tem uma área especial no tour. Ali, além de uma série de informações relativas à sua carreira, troféus e uniformes, há também estátuas representando "o melhor presidente da história" e o "melhor jogador de todos os tempos do clube", Bernabéu e di Stéfano, respectivamente.


Partes da arquibancada, o túnel dos jogadores, vestiários e área que mostra os atletas que já passaram pelo clube complementam o tour. Deixe o José Mourinho que existe em você aflorar para tirar as melhores fotos, em dois momentos do passeio: quando é possível caminhar pela lateral do campo e sentar no banco de reservas e na sala de imprensa do clube.

A lojinha do clube, com óbvias camisas dos astros atuais do time, com destaque especial para Cristiano Ronaldo, também oferece alguns produtos de casa e opções de outras roupas e chuteiras, inclusive para crianças.
 

Tour Santiago Bernabéu
Aberto o ano todo, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro
Em dias sem partidas, de segunda a sábado das 10h às 19h e domingos e feriados das 10h30 às 18h30.
Ingressos: 19 euros para adultos, 13 euros para crianças com menos de 14 anos. Grátis para crianças menores de 4 anos. À venda no guichê 10, próximo ao portão 7 (pelo lado do Paseo de la Castellana)
http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/en/Santiago_Bernabeu/1330131266093/ContenedorEstadio/Stadium_Tour.htm

* A jornalista viajou a convite da Ibéria.