Topo

Símbolo do Caribe, carnaval de Barranquilla é a festa mais famosa da Colômbia

Mônica Aparecida de Souza

Do UOL, em Barranquilla (Colômbia)

18/01/2013 08h00

O carnaval de Barranquilla, uma animada cidade na região caribenha da Colômbia, é uma das mais famosas e festejadas expressões folclóricas do país. As comemorações neste ano começam oficialmente em 19 de janeiro, com a Leitura do Bando, evento com apresentações de danças e músicas e no qual a Rainha do Carnaval recebe do prefeito as chaves da cidade e se torna uma autoridade, lendo um decreto em que ordena, com muito humor, que o povo aproveite ao máximo o período festivo.

Os eventos são quase diários, os mais importantes nos fins de semana, contagiando a cidade. Mais que uma atração turística, a festa é um orgulho nacional.

O respeito à tradição e a preservação da cultura são marcantes, exaltando o ritmo da cumbia, o sabor do rum e os famosos personagens com nomes esquisitos para um estrangeiro (como Marimonda, Monocuco, Negrita Puloy, Joselito Carnaval e Garabato). A Rainha do Carnaval é a celebridade mais amada da cidade, causando alvoroço por onde passa. E o Rei Momo (que lá é bem magrinho), é a figura mais respeitada na cultura carnavalesca.

Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, o Carnaval de Barranquilla é um dos mais antigos de América Latina e é considerado o segundo mais famoso do mundo, só perdendo para a festa brasileira. Conheça abaixo os atrativos do carnaval e da própria cidade de Barranquilla. 

  • Casa do Carnaval: Devido à importância da festa para a cidade, em 1992 foi criada a Fundação Carnaval de Barranquilla, uma organização público-privada que trabalha para promover os eventos, fortalecer a imagem desta comemoração popular e que também atua em vários projetos sociais. Uma de suas principais realizações foi a criação da Casa do Carnaval (em 2002), atual sede da entidade que serve de ponto de encontro para os carnavalescos e amantes da festa durante o ano inteiro. Lá foi inaugurada uma sala interativa dedicada ao tema, que apresenta a festa e sua história por meio de recursos audiovisuais e experiências sensoriais.

  • Porta de Ouro da Colômbia: Mas Barranquilla revela muitos outros atrativos. Localizada no lugar onde o rio Magdalena desemboca no Mar do Caribe, esta cidade colombiana é marcada por uma rica cultura, ótima gastronomia e uma população festiva e acolhedora. Fundada em 1629, Barranquilla é o principal porto marítimo e fluvial do país e seu centro histórico é monumento nacional. Os imigrantes que desembarcaram por ali chamavam a cidade de “Puerta de Oro”. A população local a apelidou de “La Arenosa”, pelas margens do rio cobertas de areia. As várias culturas responsáveis por sua formação enriqueceram suas tradições e outorgou à cidade um caráter cosmopolita e profundamente alegre.

  • Centro histórico: O centro histórico de Barranquilla está na região em que se instalaram os primeiros grupos indígenas. Foi por lá que a cidade começou a ser povoada e concentrou as atividades políticas, comerciais e culturais. Atualmente é o centro econômico e comercial de Barranquilla. Em 1999 o Ministério da Cultura declarou a região como Bem de Interesse Cultural Nacional pelo seu grande valor arquitetônico, com construções de estilos barroco espanhol, neocolonial, art déco e do movimento moderno. Os atrativos estão todos próximos do Paseo de Bolívar, a avenida central. Um dos destaques é o antigo edifício da Aduana, restaurado em 1994 e que atualmente abriga a Biblioteca Piloto do Caribe, o Arquivo Histórico do Atlântico, o Museu de Arte Moderna, o Centro de Documentação Musical Hans Federico Neumann e escritórios de importantes entidades. Outro ponto de interesse é a igreja de San Nicolás de Tolentino (foto), patrono da cidade. Em estilo neogótico, também foi restaurada recentemente. Ainda nos arredores está a Catedral Metropolitana María Reina, igreja mais representativa de Barranquilla, uma gigante edificação de estilo modernista que levou 27 anos para ser construída. 

  • Bairro do Prado: Primeiro bairro urbanizado da cidade, suas construções exibem uma variedade de arquiteturas, mas é o estilo mediterrâneo adaptado ao Caribe o predominante. Para conhecer a história da cidade e entender a complexidade de culturas que formam sua população, um passeio pelas suas ruas arborizadas é fundamental. Lá se encontra uma das principais igrejas da cidade, a da Imaculada Conceição de Maria, e El Prado (foto), o primeiro hotel de turismo da América Latina, inaugurado em 1932. A Escola de Belas Artes também está no bairro, em um prédio que originalmente seria um hospital, mas que nunca foi concluído. O famoso pintor colombiano Alejandro Obregón morou no bairro em uma casa conhecida como La Perla, que hoje abriga a Universidade Simon Bolívar e um museu. Outro ilustre artista que viveu nas redondezas foi o escritor Gabriel García Marquez, que até hoje mantém um apartamento por lá.

  • La Cueva: Fundado em 1954, o La Cueva é um bar que ficou famoso pelos intelectuais que o frequentavam, destacando-se os que formaram um movimento chamado “Grupo de Barranquilla”, que ganhou um status lendário não só por ser de vanguarda, mas também pelas noites boêmias que realizavam no local. Nomes como o prêmio Nobel Gabriel García Márquez, os pintores Alejandro Obregón e Juan Antonio Roda e o fotógrafo Nereo López estão entre os seus membros regulares. As mulheres não frequentavam o bar. As únicas duas que tiveram a ousadia foram as artistas do grupo: Cecilia Porras y Feliza Bursztyn. Só a decoração da casa já vale a visita. O espaço é bem charmoso e guarda relíquias deste momento histórico da cultura colombiana. Fotos e pinturas famosas dos artistas do grupo enfeitam as paredes, bem como um impressionante mural do primitivista Noé León. A biblioteca de José Félix e Alfonso Fuenmayor preserva a memória daqueles anos de glória. E há ainda diversas atrações com histórias bem particulares que só se entende conhecendo o lugar pessoalmente, como a Arca de Gelo e o vídeo “O afogado”. O menu do restaurante que funciona lá hoje oferece alguns dos melhores pratos da região, que podem ser acompanhados por uma extensa lista de vinhos ou um refrescante chope Águila. 

  • Museu Romântico: O museu foi fundado em 17 de dezembro de 1986 para preservar a história da cidade. Fica na antiga residência das irmãs Freund Strunz, que cederam o espaço para a sua criação. O acervo é de aproximadamente 12 mil itens, que estão distribuídos nos 26 espaços que ocupam os dois andares. São relíquias das mais variadas, como fantasias de Carnaval, objetos pessoais de artistas e personalidades locais, fotografias, jornais, revistas e discos.

  • Museu do Caribe: É o primeiro museu regional da Colômbia, aberto em abril de 2009, cujo tema central é o Caribe Colombiano nos aspectos ambientais, sociais, históricos e culturais. Localizado no Parque Cultural do Caribe, é um moderno complexo de 22 mil metros quadrados em pleno centro histórico de Baranquilla. Mais do que uma coleção de objetos, é um museu de cultura viva, um espaço de reconstrução de histórias e memórias. O visitante desfruta de uma série de experiências baseadas em expressões da cultura, das artes e da paisagem. A exibição permanente abrange cinco andares do edifício central e está organizada em eixos temáticos. Há ainda, no local, a Sala Gabriel García Márquez, uma homenagem à forte conexão do escritor colombiano, ganhador do Nobel de Literatura no ano 1982, com a região caribenha. Nela o visitante passeia pelo realismo mágico, pela imaginação e pensamentos do artista, em um ambiente que recria o local no qual iniciou sua carreira como jornalista. As máquinas de escrever, o telégrafo, as fotografias, os objetos, os documentos, artigos e cartas parecem esperar a presença de seu ilustre usuário. Por meio de projeções interativas na mesa de trabalho, nas paredes e nos objetos da sala aparecem os personagens de sua obra, dando vida ao imaginário do escritor e do Caribe que tanto marcou sua obra. 

  • Gastronomia: Entre as delicias típicas de Barranquilla destacam-se as arepas, o arroz com coco, o bolo de mandioca, o sancocho (ensopado), a butifarra (tipo de salsicha), o queijo costenho, o patacón (banana frita), o chicharrón (torresmo), os sucos de corozo e tamarindo, a limonada com coco e diversos pratos a base de peixe e frutos do mar. A cidade oferece muitas opções para se apreciar uma moderna e refinada culinária com sabor caribenho. Alex Quessep, um dos chefs de maior destaque no cenário gastronômico de Barranquilla, explica que a tendência é inovar o sabor regional usando influências de todas as partes do mundo, mas sem perder o que eles têm de tradicional. Isso torna o destino atraente para viajantes que procuram uma experiência culinária fora do comum.

  • Castelo de Salgar: Barranquilla pode ser bem aproveitada ao ar livre e sua proximidade da costa oferece aos visitantes passeios com vistas maravilhosas do mar caribenho e praias para nadar e praticar o surfe, a poucos minutos da cidade. O mirante do Castelo de Salgar (Fortaleza de Santa Bárbara) é uma destas opções. Ao lado está uma extensão do hotel El Prado, uma espécie de clube de praia, que conta com bar e restaurante.

Saiba mais:

www.carnavaldebarranquilla.org

www.colombia.travel/po/

www.probarranquilla.org