UOL Viagem
 
27/12/2012 - 08h00

Atrações da Floresta Negra, na Alemanha, vão de trilhas a museu de ursinho de pelúcia

Eduardo Vessoni
Do UOL, na Alemanha*

Sapo que vira príncipe, elfo que habita rochas e madrastas autoras de maldades impensáveis. A floresta densa do sudoeste da Alemanha não só serviu de inspiração para os contos infantis mais famosos do mundo, escritos a quatro mãos pelos Irmãos Grimm, como é também cenário natural para uma das viagens mais inusitadas naquelas terras mais conhecidas pelas festas regadas a cervejas e arquitetura em estilo medieval.

Eduardo Vessoni/UOL
Museu dos Ursos de Pelúcia


Localizada na fronteira entre a França e a Suíça, no estado alemão de Baden-Württemberg, a Floresta Negra é uma impressionante área verde de tons escuros que abrange uma área de 200 km de norte a sul e 80 km de leste a oeste. A região é considerada o maior parque natural de toda a Alemanha.

É neste cenário digno de contos maravilhosos, em seu sentido mais literal, que o viajante encontra um roteiro de atrações que parecem ter sido retiradas de capítulos de histórias mágicas escritas pelos Grimm. Aliás a primeira publicação das histórias de origem oral escritas por esses irmãos alemães completa seu bicentenário em dezembro deste ano.

O UOL Viagem preparou esse roteiro pela Floresta Negra com opções de roteiros para visitantes de perfis tão variados quanto os personagens narrados pelos próprios Grimm. No roteiro, pedaladas em bicicletas elétricas, caminhadas entre árvores gigantes, povoados de estilo medieval e até um museu dedicado a ursos de pelúcia.

 

  • Bolo Floresta Negra: Conta a lenda que o primeiro bolo foi uma criação do confeiteiro Josef Keller, em 1915, inspirado em antigos trajes femininos da região. De seus vestidos negros teria vindo a ideia de usar chocolate granulado; de suas blusas brancas, o creme tipo chantilly; e os tradicionais chapéus bollenhut de bolas avermelhadas inspiraram o uso de cerejas. Encontrado em diversas confeitarias da região, o bolo pode ser provado no Traube Tonbach, hotel tradicional de Baiersbronn que mantem um café de madeira no alto de uma colina, em plena Floresta Negra, ou no festival bienal de Todtnauberg dedicado à iguaria.

  • E-bike: A Floresta Negra conta com opções de atividades voltadas para os amantes de esportes e turismo de aventura como a bicicleta elétrica. A região possui 35 estações de aluguel desse tipo de bicicleta só em Freudenstadt e 170 estações para recarga localizadas em restaurantes e cafés da região. As magrelas chegam a uma velocidade de 25 km por hora e possuem bateria com autonomia de 60 km, o que dá uma ajudinha na hora de trilhar trechos mais elevados ou acidentados no interior da floresta. Outro meio de transporte verde é o segway, veículo elétrico com dois motores em que se viaja em pé e o controle das manobras é feito com o próprio corpo.

  • Cidades históricas: Com mais de 300 cidades em seu entorno, a Floresta Negra abriga endereços que valem uma visita não só pela boa oferta hoteleira em locais como Freudenstadt e Baiersbronn, mas também pelos povoados minúsculos que podem ser visitados em passeios que não exigem mais do que um par de horas. A região de Freudenstadt, cidade do final do século 16 que serve como base e abriga atrações como o maior mercado de rua da Alemanha na Marktplatz e a maior concentração de fontes da Alemanha (54), é ponto de partida para viagens rápidas como até a pequena Aach, cujo destaque é a construção de madeira Waldgericht, onde funciona um restaurante de 1559; Oppenau, conhecida pelas ruínas de um mosteiro em estilo gótico do século 12 e pelas quedas d'água formada pelo rio Lienbach; e Dornstetten, povoado medieval de oito mil habitantes que foi reconstruído após um incêndio que o destruiu no final do século 15.

  • Museu dos Ursos de Pelúcia (Teddy-Oldiethek): Esse museu simples abriga uma coleção de bichos de pelúcia de todas as partes do mundo que a proprietária Gabriele Prinz colecionou ao longo da vida. O exemplar mais antigo já tem 110 anos e divide espaço com outros mil exemplares expostos no local. Em Freudenstadt (no Kurhaus); tel.: 07441 950 1142 (Gabriele Prinz); de ter. a sex. das 13h às 18; de sáb. a dom. das 11h às 18h; entrada paga

  • Rota Cênica: Considerada uma das estradas mais cenográficas da Alemanha, a Schwarzwaldhochstraße é uma rodovia com 60 km de extensão que vai de Baden Baden ao norte da Floresta Negra, até a simpática Freudenstadt. Inaugurada em 1930 com fins militares a pedido de Adolf Hitler (aliás um detalhe que os alemães evitam comentar), essa via atinge altitudes que ultrapassam mil metros e cruza atrações como Mummelsee, lago de origem glacial a 1032 metros sobre o nível do mar, no setor norte da Floresta Negra; Hornisgrinde, a montanha mais alta da região com 1164 metros; e trilhas floresta adentro como a Lothar Trail que passa por áreas destruídas pelo furação de 1999 e que foram mantidas no mesmo estado desde então. No inverno, a estrada é uma cobiçada rota para praticantes de esportes na neve como ski e snowboard.

  • Rota dos Relógios: Outro ícone da Floresta Negra são os relógios cuco. A região conta com uma rota de 300 km de extensão que cruza atrativos relacionados com esses tradicionais instrumentos de medição do tempo como museus, oficinas e ateliês. Em Triberg (foto), cidade conhecida por abrigar as maiores cachoeiras da Alemanha, situa-se o maior relógio do gênero do mundo, com mais de 15 metros de altura. Mais ao sul, localiza-se Furtwangen, onde um museu com um acervo formado por objetos de mais de 150 anos reconta a história dos cucos na Floresta Negra.

  • Trilhas: Baiersbronn é uma das cidades de Baden-Württemberg com o maior número de trilhas (mais de 500 km de trajetos) e destino certo para os amantes de caminhadas. Essa região de 190 km² com extensas áreas verdes preservadas e isoladas conta com diversas caminhos interligados com até 84 km de extensão como a cenográfica rota até Sankenbach, lago de origem glacial. A floresta no setor de Baiersbronn é considerada uma das primeiras áreas protegidas de todo o país, por isso é comum encontrar imensos cemitérios de árvores espalhados pelas trilhas, cuja poda é proibida devido às leis de proteção ambiental.

 

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Alemanha

www.germany.travel
 

Floresta Negra

www.schwarzwald-tourismus.info
 

ATRAÇÕES

Rota Cênica

www.schwarzwaldhochstrasse.de
 

Aluguel de bicicletas elétricas

www.reb-fds.de (site apenas em alemão)


Passeios de Segway

www.emove.de
 

Museu dos Relógios (Deutsches Uhrenmuseum)

www.deutsches-uhrenmuseum.de
 

HOTÉIS E RESTAURANTES

Hotel e restaurante Waldgericht

www.waldgericht.de
 

Hotel Traube Tonbache Café Blockhüte

www.traube-tonbach.de

 

* O jornalista viajou a Alemanha com o apoio da Tam e do Centro de Turismo Alemão (DZT)

Veja também

Carregando...