Topo

Cenário medieval e atrações naturais são destaques de Bérgamo, na Itália

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Bérgamo *

27/11/2012 07h40

É tarefa quase impossível desembarcar na Itália e não ser tomado pelas mesmas imagens. Ruas estreitas que cortam construções antigas, praças lotadas de turistas de todas as partes do mundo e uma oferta infinita de pratos típicos que dispensam maiores explicações.

Em Bérgamo o cenário não é diferente, mas esta pequena cidade da Lombardia a 50 km de Milão costuma surpreender também com opções de atrativos naturais localizadas entre o norte montanhoso e o sul de colinas e vales.

A Cidade Alta, setor medieval amuralhado localizado no alto de uma colina, é o ponto de partida para uma visita histórica antes de seguir por vales e montanhas do interior da Lombardia.

Após uma bucólica subida ao centro histórico da cidade a bordo de um funicular, sistema de transporte por cabos em funcionamento desde 1887, o visitante chega a Piazza Mercato delle Scarpe ('Praça Mercado de Sapatos', em português), praça onde desembocam sete ruas da cidade.

Dali, o viajante segue em um labiríntico roteiro medieval por praças italianas como a Piazza Vecchia, construção do século 15 que abriga a fonte Contarini, a torre da prefeitura, conhecida como Campanone, e a Biblioteca Cívica com sua fachada de mármore. Rodeada por muralhas do século 16 erguidas pelos venezianos, a cidade conta também  com diversos mirantes que oferecem vistas panorâmicas (e cenográficas) da região.

Ao lado, a Piazza del Duomo (em português, 'Praça da Catedral') abriga outros cartões postais históricos do destino como a Catedral dedicada a San Alejandro, a imponente Basílica de Santa María Maggiore com sua decoração interior em estilo barroco, e a Capilla Colleoni, remanescente do renascimento lombardo.

No entanto, a viagem vai assumindo ares bucólicos na mesma proporção em que o forasteiro deixa aquele centro lotado de turistas que costumam usar Milão como base.

Construções medievais dão lugar a casinhas simples erguidas aos pés da montanha, ruelas apinhadas de estrangeiros são substituídas por caminhos solitários que levam a trilhas mata adentro e o apressado turismo de meio dia comum em Bérgamo se transforma em uma contemplativa viagem por montanhas e riachos que pode (e deve) durar dias.

No inverno, a paisagem dos arredores de Bérgamo muda de tom, de modo que praticantes de esportes na neve se encontram em locais como os vales Seriana e Brembana, onde estão situadas pistas de esqui com diferentes níveis de dificuldade.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e considerado o povoado operário em melhor estado de conservação do sul da Europa, Crespi d’Adda ainda preserva a antiga fábrica que até os anos 30 atraiu famílias em busca de trabalho nesta minúscula cidade que, atualmente, conta com mil habitantes.

Com ares de cidade desabitada, Crespi d'Adda mantem até hoje as residências da época em que a região abrigou a fábrica administrada pela família de industriais lombardos conhecidos como Crespi. A visita à cidade não deve durar mais do que meio dia e o breve roteiro inclui uma passagem pela antiga fábrica dos Crespi (fechada para o público), o cemitério onde repousam, em um mausoléu em forma de pirâmide, os restos mortais da família que ergueu aquela cidade no final do século 19; e vistas para o encontro dos rios Adda e Brembo.

Em Castione della Presolana, a 35 km a nordeste de Bérgamo e a cerca de 1000 metros sobre o nível do mar, o viajante encontra o lado mais natural da região. Localizado entre florestas e o Maciço Presolana, o destino conta com roteiros de caminhadas com diferentes graus de dificuldade e tempo de percurso, como a trilha que dá acesso ao Salto degli sposi ('Salto dos noivos', em português), onde um músico e uma pintora poloneses se jogaram abraçados em um penhasco, em 1871.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Localizada entre montanhas e vales, Bérgamo é conhecida por seu setor histórico localizado no alto de uma colina com vista para a região, na Lombardia, norte da Itália

Com vista para as cordilheiras de Bérgamo e o Valle di Scalve, a plataforma de observação sobre aquele abismo é um dos cenários mais impactantes do roteiro.

Um dos destaques é a pequena Rusio, povoado do século 9, aproximadamente, encravado no Valle Seriana e considerado um dos mais antigos da região. Ali começam as diversas trilhas e roteiros para praticantes de escaladas em rochas.

Outra surpresa da região é o antigo moinho do século 16 que, atualmente, abriga um museu dedicado a sua engenharia e um restaurante. O Ristorante Museo (www.ristorantemuseo.com) está localizado no interior de um vale que fica na beira da estrada que liga Castione e Presolana.

Ao sul de Castione, outra cidade guarda o clima de interior da região. Localizada às margens ocidentais do Lago de Iseo e recortada por vielas medievais, Lovere conta com passeios fluviais que passam por pequenos povoados que margeiam as águas azuladas do Iseo.

Ao longo deste roteiro, as velhas imagens sobre a Itália devem se repetir diversas vezes, mas a Lombardia dá uma mão para viajantes em busca de experiências que vão além de roteiros históricos e os (manjados) almoços típicos italianos.

Informações turísticas
Turismo de Bergamo
www.turismo.bergamo.it

Como chegar
Bérgamo se encontra a 50 km de Milão e conta com conexões via trem, cuja estação ferroviária, está a poucos metros do centro da cidade. Diferente de outras cidades europeias, Bérgamo possui um transporte público deficiente que costuma chegar com atraso e lotado. Os pontos de ônibus nem sempre contam com sinalização adequada para quem não conhece o sistema local, cuja compra de bilhetes deve ser feito em estabelecimentos cadastrados. Os despreparados fiscais não falam outro idioma além do italiano e, mais do que auxiliar, se apressam em multar visitantes estrangeiros desavisados que não portam bilhete de acesso.

Viagens de trem a partir de Milão
Eurorail Group
www.eurailtravel.com

*O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Itália com o apoio do Turismo Bergamo e da TAM