Topo

Empresa quer vender viagens espaciais para turistas brasileiros

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

20/11/2012 22h06

A empresa Space Expedition Corporation (SXC) realizou nesta terça-feira (20), em São Paulo, um evento para promover viagens ao espaço para o público brasileiro. As jornadas devem ser feitas a partir de 2014 na nave Lynx Mk II que, decolando da ilha de Curaçao, e levando apenas um passageiro por viagem, pode chegar a 103 km de altitude, permitindo que o turista veja a curvatura da Terra e parte dos territórios das Américas Central, do Norte e do Sul.

  • Divulgação

    Protótipo da nave Lynx, que promete levar turistas a 103 km sobre o nível do solo

A viagem custa a partir de US$ 95 mil (cerca de R$ 200 mil) e, de acordo com a SXC, já foi adquirida por 85 pessoas (entre elas, cinco brasileiros). Um deles é Wagner Dias, paulistano de 42 anos que tem uma empresa que dá palestras motivacionais. “Não consigo imaginar alguém que nunca tenha sonhado em ir para o espaço”, diz ele. “E minha ideia é ser uma das primeiras pessoas do Brasil a alcançar esse feito”.

Segundo o holandês Ben Droste, idealizador do projeto e ex-piloto da Força Aérea da Holanda, todo o percurso a bordo da Lynx dura cerca de uma hora e, antes de entrar na nave, o turista deve passar por um curto treinamento, que inclui uma experiência dentro de um simulador de gravidade zero (o cliente também pode voar em um jato L-39 Albatros, para se acostumar a condições extremas de voo). “Os brasileiros gostam muito de viagens e velocidade, por isso estamos apostando no mercado do país”, afirma ele. “E o treinamento é simples. Ninguém precisa ser astronauta para embarcar nessa aventura”.

A SXC também anunciou que, no futuro, gostaria de operar tais voos a partir de solo brasileiro, mas não se comprometeu com nenhuma data para isso ocorrer. Segundo a empresa, as passagens podem ser adquiridas no Brasil com a empresa Sanchat Tour.

Os interessados na aventura devem saber, entretanto, que a SXC ainda não realizou nenhuma de suas jornadas com algum turista a bordo: as naves da empresa terão de completar um carga de 100 voos experimentais antes de começar a levar viajantes ao espaço. 

Outro empreendimento que quer se consolidar no mercado de jornadas espaciais é a Virgin Galactic, do magnata Richard Branson. Com início previsto para o final de 2013, as passagens da empresa devem custar cerca de R$ 395 mil. 

Mais informações: spacexc.com