Topo

Passeio noturno pelo zoológico de Sydney proporciona experiência única para os visitantes

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Sydney *

12/09/2012 07h45

Felinos com cara de poucos amigos, animais trazidos de todas as partes do planeta e espécies exóticas da Austrália. A lista de bichos não parece novidade para quem está acostumado a visitar zoológicos mundo afora, mas em Sydney, um dos principais destinos australianos, a experiência pode ir além das jaulas.

Após a saída do último visitante, este zoológico com mais de 2.500 animais expostos se prepara para uma das experiências mais inusitadas da cidade: a hospedagem noturna em seu interior.

Conhecido como 'Roar and Snore' ('Rugido e ronco', em português), o programa inclui hospedagem em tendas em estilo africano, refeições, um detalhado safári a pé para avistamento de animais com hábitos noturnos e visitas aos bastidores do local.

O passeio começa ainda no hall de acesso decorado com pinturas aborígenes e arquitetura clássica. É ali que os aventureiros visitantes conhecem algumas regras durante a visita e são convidados a deixarem a bagagem pessoal nas barracas de safári onde passarão a noite.

A parada seguinte é a tenda central onde é servido o coquetel de boas vindas. Mais do que uma recepção com vinhos, champanhes e tábuas de frios, é hora de ver e, para os mais corajosos, tocar animais selvagens que são levados pelos guias como cobras piton e lagartos australianos.

A apresentação vem acompanhada de uma detalhada ficha técnica destes anfitriões selvagens encabeçada pelos simpáticos funcionários locais que nem sempre conseguem atrair a atenção daqueles hóspedes agitados com tanta novidade (não só do lado de dentro como de fora).

Inaugurado em 1916, embora suas atividades tenham sido iniciadas no final do século 19 em outro endereço, o Taronga Zoo está localizado em um terreno da costa norte da cidade e oferece uma das vistas panorâmicas mais exclusivas do destino, cujos destaques são os clássicos Opera House e Sydney Harbour Bridge (talvez os concorrentes mais fortes da experiência no zoológico).

Porém, o ponto alto da noite é a caminhada pelas trilhas e jaulas do zoológico. Acompanhado por um guia equipado com lanternas, o grupo realiza uma espécie de safári para a observação dos animais mais boêmios.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Jaula dos leões no Taronga Zoo, em Sydney

A aventura dura pouco mais do que uma hora e tem um certo ar de aventura urbana. De um lado os sons e cheiros de animais selvagens, de outro a modernidade iluminada dos prédios e construções históricas da baia. O Taronga Zoo ficou conhecido pelos mirantes instalados, estrategicamente, diante da Baía de Sydney, cuja iluminação noturna é uma atração à parte.

A noite termina cedo pois, como em um autêntico safári africano, as atividades do dia costumam ter início quando o céu ainda está escuro. Após o café da manhã e uma apresentação improvisada de didgeridoo encabeçada por um guia de origem aborígene, o grupo segue para a próxima etapa do passeio.

Pela manhã, antes dos portões se abrirem para mais um dia de visita, é possível alimentar animais como girafas e conhecer as salas onde funcionários recebem os visitantes com animais que podem ser tocados como coalas e o minúsculo rato selvagem de olhos salientes, conhecido como spinifex hopping mouse.

SERVIÇO

Taronga Zoo
Tel: (61) (2) 9969-2777; diariamente, das 9h às 17h; entrada paga
www.taronga.org.au

Como chegar
A maneira mais rápida e interessante para chegar ao zoológico é a bordo dos barcos que saem do Circular Quay, no centro da cidade. As saídas das embarcações são a cada uma hora e a viagem dura 15 minutos. A empresa Captain Cook Cruises (www.captaincook.com.au) conta com um serviço expresso até o zoo com saídas durante todo o dia de Darling Harbour e Circular Quay. A passagem inclui bilhete para o Sky Safari (um teleférico de acesso ao local), cruzeiro e entrada no zoológico.

Roar and Snore
Os dias disponíveis para estadia no zoológico podem variar de acordo com a época do ano, mas o programa costuma acontecer, diariamente. O check in se inicia às 18h15 e a programação vai até às 9h do dia seguinte, quando o visitante pode permanecer para visitar o zoológico. É necessário fazer reserva com antecedência.

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou para a Austrália a convite da South African Airways