Topo

Conheça os estaleiros chiques do porto de Malmo, na Suécia

Sally Mcgrane

New York Times Syndicate

08/09/2012 07h50

O porto de Malmo, na Suécia, foi praticamente desativado durante a recessão econômica dos anos 80; décadas depois, como parte da iniciativa de "recuperar a área" (parafraseando a prefeitura), as docas decadentes estão sendo transformadas em locais para diversão e entretenimento da população – principalmente no verão, quando os moradores se reúnem na orla para curtir os bares, as longas caminhadas e os banhos de sol.

Conforme o bairro vai ganhando vida nova, galerias de arte, restaurantes e cafés vão se instalando por ali, fazendo da região um lugar interessante para se visitar em qualquer época do ano.

Bar Italia

O sorvete, em sabores como pistache siciliano (20 coroas a bola, ou US$ 2,90 com o dólar a 6,9 coroas), não é o único sucesso do Bar Italia – tem também a vista esplêndida para o mar, que pode ser apreciada das mesas externas.

Direções: Scaniaplatsen 3.

Telefone: (46-40) 236-754

Ribersborgs Kallbadhus

Esse spa, casa de banho e restaurante do século 19 fica de frente para uma ponte de madeira, por isso, se a sauna esquentar demais, o negócio é pular nas águas do estreito de Oresund. Os tratamentos variam de 280 a 600 coroas.

Direções: Limhamnsvagen, Brygga 1 (en.ribersborgskallbadhus.se)

Telefone: (46-40) 260-366 

  • Johan Bavman/The New York Times

    O sorvete, em sabores como pistache siciliano, é um dos sucessos do Bar Italia, em Malmo

Loyal

Essa galeria de arte se mudou de Estocolmo em 2010, depois que seus donos encontraram esse espaço num antigo galpão de sal, reformado pelo arquiteto Jonas Lindvall no típico estilo nórdico, bem despojado. O píer é excelente para festas.

Direções: Saltimporten,Hullkajen Grimsbygatan 24 (galleriloyal.com)

Telefone: (46-40) 615-3696 

Estação Central de Malmo

A principal estação de metrô de Malmo, concluída no ano passado, é um excelente ponto de partida para se explorar a orla. A instalação de vídeo permanente da artista Tania Ruiz Gutierrez mostra paisagens – Veneza, Sibéria, Rio de Janeiro – como se fossem vistas da janela de um trem em movimento. Segundo o projeto, é possível tomar um trem diferente todo dia durante cinco anos e não ver a mesma vista.

Arstiderna by the Sea

Em 2010, uma das principais cadeias de restaurantes da cidade abriu essa filial num antigo estaleiro. Especializada na gastronomia sueca moderna, dá destaque para os peixes locais, como o bacalhau e o arenque, e os legumes e verduras frescos.

Direções: Dockgatan 1 (arstidernabythesea.se)

Telefone: (46-40) 23-3488