Topo

NoPa vira bairro badalado de São Francisco, nos Estados Unidos

Rachel Levin

New York Times Syndicate

01/09/2012 08h03

Há alguns anos, os corretores de imóveis tentaram dar mais glamour a uma parte bem sem graça da região de Western Addition, em São Francisco – onde havia lojas de perucas, restaurantes ensebados e uma cota considerável de violência – chamando-a de NoPa, abreviando sua localização, a norte de Panhandle.

Quando o restaurante Nopa tomou o lugar de uma lavanderia abandonada, em 2006, o apelido começou a se espalhar – e agora parece que pegou de vez. Os aluguéis estão subindo, o número de lojas está crescendo e o bairro está se expandindo principalmente nas imediações da Divisadero Street.

Botecos sem graça se transformaram em barzinhos descolados; praças e escolas estão mais bem cuidadas e casas que oferecem comidinhas artesanais pipocam por todo lugar. Com planos de melhorar as ciclovias, inaugurar uma filial do empório e sorveteria Bi-Rite ainda este ano e abrir um café Four Barrel em breve, NoPa tem tudo para se tornar o novo Mission, mas mais arborizado e mais sossegado.

Workshop

Todas as coisas que você pode fazer ou montar sozinho estão nesse espaço discreto de 75 metros quadrados. Dá para passar horas aprendendo a esticar a sua própria mozzarella, montar um terrário ou (é claro) fazer picles. Uma aula sai por volta de US$ 40; é possível fazer reserva para grupos fechados.

Direções: 1798 McAllister St. (415). workshopsf.org

A Rare Device

Essa galeria de arte/coleção de curiosidades se mudou em março, vinda de uma "terra de ninguém", como explica o vendedor, mal levantando os olhos de seu iPad. "NoPa vai ser muito melhor para a gente". Em oferta: vidrinhos porta-fósforo, livros ilustrados e artigos de papelaria da Little Otsu, uma mini versão da antiga loja de Mission.

Direções: 600 Divisadero St. (415). raredevice.net

  • Peter DaSilva/The New York Times

    Em Nopa, a loja Rare Device vende artigos como vidrinhos porta-fósforo e belos livros ilustrados

San Franpsycho

Um grupo de surfistas-skatistas (que se autodenominam festeiros) com queda por silk screen abriu essa loja de roupas/estúdio em março. Com o logo que criou da Ponte Golden Gate, a "San Franpsycho" pode muito bem se tornar a marca registrada da cidade.

Direções: 505 Divisadero St. (não tem telefone). sanfranpsycho.com

Ragazza

Em 2010, a Divisadero Street ganhou a pizzaria excepcional do chef Sharon Ardiana. Os destaques são a Moto, com pimenta calabresa e linguiça caseira e um jardim interno recém-inaugurado. (Prepare-se para esperar; não aceita reservas.)

Direções: 311 Divisadero St. (415). ragazzasf.com

The Independent

O Fillmore pode ser a casa de shows mais famosa da cidade, mas a aconchegante Indy, com capacidade para 500 pessoas, tornou-se uma das mais populares, além de receber bandas como Green Day e revelar artistas locais como Nicki Bluhm. Há também sessões de cinema (quase) toda segunda de graça (o pacote de dois drinques com certeza é bem mais interessante que o balde de pipoca de US$ 6).

Direções: 628 Divisadero St. (415). theindependentsf.com