Topo

Vinícola e boa comida marcam Pueblo Garzon, um retiro rústico no Uruguai

Paola Singer

New York Times Syndicate

12/08/2012 08h02

Pueblo Garzon, um vilarejo escondido nas planícies do sudeste do Uruguai, ficou praticamente abandonado depois que a estação de trem foi desativada, há 50 anos; por isso, quando o chef argentino Francis Mallmann abriu um hotel cinco estrelas e restaurante ali, em 2003, muitos céticos se surpreenderam. Porém, depois que ele conseguiu convencer seus amigos europeus e norte-americanos a pôr o pé na estrada – Garzon fica a 64 quilômetros ao nordeste de Punta del Este, o glamoroso resort à beira-mar – o charme da cidadezinha começou a se espalhar: gaúchos montados em belos cavalos passeando pelas ruas de pedra; moradores se cumprimentando pelo nome; crianças brincando nas praças floridas. Agora, Mallmann tem companhia: além da chegada dos viajantes em busca de tranquilidade e boa comida, há novos restaurantes, boutiques e estabelecimento exclusivos, incluindo uma vinícola, dando nova vida a essa região tranquila do interior uruguaio.


El Garzon
Plaza Pueblo Garzon
restaurantegarzon.com
Mallmann comprou um armazém de frente para a praça central e o transformou num restaurante elegante. A entrada de destaque é a carne de carneiro local em molho de vinho Tannat, cozida por quase oito horas e servida com um purê de batata e amêndoas (1.100 pesos uruguaios). Há também cinco suítes que dão para o jardim com piscina.

Bodega Garzon
Ruta 9 Km. 175
Essa belíssima vinícola que fica a quase cinco quilômetros do centro é a última novidade da região. Administrada pelo famoso vinicultor Alberto Antonini, ela ocupa parte de uma propriedade de quatro mil hectares. Seu recém lançado Tannat reserva 2010, além de quatro brancos, podem ser degustados no local, numa bela sala de paredes de pedra.

Alium
Plaza Pueblo Garzon (598)
alium.com.uy
Formados na Escola de Design de Montevidéu, Carolyn Prevett e Mariano Pineyrua vendem uma coleção de roupas e acessórios nacionais, além de tecidos estampados personalizados nessa boutique aconchegante. Os itens mais populares incluem ponchos de lã merino natural, cobertores da Don Baez (de 1.800 a 5.900 pesos) e brincos coloridos de couro da Laurel (de 300 a 600 pesos).

Belcampo
Ruta 9 Km. 160.5
belcampoinc.com.uy
Um pouco mais afastada fica essa fazenda biodinâmica administrada pela fã do movimento slow-food, Anya Fernald. Os visitantes podem comprar frutas e legumes da horta ou ajudar os cozinheiros a preparar geleias e queijos antes de se sentarem para apreciar o tradicional "asado", ou churrasco, numa mesa comunal.

Lucifer
Camino a la Estacion Curiel
restaurantlucifer.com
Há dois anos, Lucia Soria, uma chef jovem de Buenos Aires, abriu essa casa despojada com mesas de madeira no pátio arborizado de sua casa em Garzon. Ela oferece um menu degustação orgânico, com produtos locais, que muda toda semana (mil pesos por três pratos).