Topo

De coffeeshop a cela de prisão, conheça hospedagens alternativas em albergues pela Europa

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Amsterdã *

08/08/2012 08h00

Você já imaginou se hospedar na cela de uma antiga prisão? E que tal passar a noite dentro de uma (quase) galeria de arte? Ou talvez morar, ainda que por alguns dias, em um apartamento retrô com os móveis originais da avó da proprietária?

Conheça algumas opções de hospedagem econômica na Europa que parecem até atração turística. E o que é melhor: todos oferecem sinal grátis de internet para seus hóspedes.


AMSTERDÃ
Bulldog
É impossível contar a história recente da agitada e liberal Amsterdam sem esbarrar nesta rede de albergues e coffeeshops. Inaugurado em 1975 como um sex shop, este estabelecimento logo se tornaria o primeiro coffeeshop da cidade (e do mundo) aberto ao uso de drogas leves. Em 1996, foi inaugurado como hotel econômico e, em menos de uma década, se tornaria o primeiro albergue cinco estrelas de Amsterdã.

Embora com quartos de dimensões reduzidas e sem cozinha coletiva (algo bastante comum em estabelecimentos europeus), este aclamado albergue localizado em uma das áreas mais agitadas da cidade, o 'Red Light District' ('Bairro da Luz Vermelha', em português), ganhou fama, inclusive entre não-hóspedes, devido a suas áreas sociais (públicas) como o concorrido coffeeshop da porta ao lado ou o restaurante com mesa de bilhar e som eclético que pela manhã se transforma em um ambiente de ares familiares.

Aluguel de bicicletas e tour gratuito a pé são alguns dos serviços extras oferecidos.

Oudezijds Voorburgwal 220
Tel.: (0031) (0) 20 620 38 22
www.bulldoghotel.com


BERLIM
Plus

É difícil saber se este é um albergue dentro de uma galeria de arte ou uma galeria de arte que fica dentro de um albergue. Localizado ao lado da agitada e alternativa Warschauer Strasse, esta é uma das grandes surpresas da capital alemã. Não só por conta de sua estrutura com piscina e sauna, mas também pelo enfoque artístico que toma conta deste edifício do início do século 20.

O passado artístico desta construção que um dia abrigou uma escola de arte serviu de inspiração para decorar os corredores e áreas sociais com uma infinidade de pinturas e instalações, além de um jardim ao ar livre com esculturas assinadas por artistas europeus.

Até 2013, o local abrigará um ateliê que integra um projeto conhecido como M.A.P. (sigla para 'Projeto Ateliê Móvel'), em que diversos artistas se uniram para a criação de uma rede de ateliês voltados para a produção de arte alternativa em lugares improváveis como um albergue.

A falta de cozinha para hóspedes é compensada pelos bem equipados quartos coletivos com banheiro (e até 'chapinhas' disponíveis nos quartos femininos) e o excelente restaurante com um café da manhã com uma rara variedade de produtos e opções de refeições italianas (todos serviços pagos à parte).

A rede Plus conta também com filiais em Praga, Florença e campings na Itália.

Warschauer Platz, 6 (metrô Warschauer Strasse U-Bahn)
Tel.: (49) (0) 30 2123 8501
www.plushostels.com


BRUXELAS
Jacques Brel Youth Hostel

As instalações simples e o edifício de fachada discreta ainda lembram a época em que albergues não costumavam carregar no nome títulos como 'boutique' ou 'lounge' e serviam apenas como opção econômica de hospedagem. Porém este estabelecimento da rede HI Hostels vale por sua localização (fica a apenas 15 minutos do centro, mas longe o suficiente daquela movimentação exagerada de turistas que costumam congestionar o setor histórico da cidade). Outro ponto a favor é a cozinha bem equipada para uso coletivo e o café da manhã incluído no valor da diária em que 80% dos produtos são orgânicos (duas boas notícias para a superfaturada capital belga).


Rue de la Sablonnière, 30 (metrô Botannique)
Tel.: (32) (2) 2180187
www.lesaubergesdejeunesse.be


  • Eduardo Vessoni/UOL

    Detalhe da decoração retrô de um dos apartamentos do 'Aventura' de Budapeste

BUDAPESTE
Aventura Boutique Hostel

A vida pessoal da proprietária deste simpático albergue da capital da Hungria parece estar estampada em cada um dos detalhes deste estabelecimento que conta com um albergue com cinco quartos coletivos e dois apartamentos privativos. Foi em suas viagens internacionais e de alguns parentes próximos que ela encontrou inspiração para tirar da mala alguns objetos que, futuramente, seriam utilizados na decoração deste hostel boutique com quartos temáticos inspirados em ambientes como a Índia, o Japão e o continente africano.

Quem procura privacidade (e uma oportunidade única de viver o autêntico estilo de vida húngaro), o albergue administra também dois apartamentos que são alugados para pequenas estadias e possui decoração com obras de arte da família da proprietária ('Art Apartment') ou objetos antigos da antiga residência de sua avó que foi transformada no 'Retro Apartament'. Sem dúvida, esta é uma das experiências mais originais na cidade, sobretudo porque os apartamentos estão equipados com tudo o que se precisa para uma residência, desde utensílios de cozinha até máquina de lavar e forno.

2 Visegradi utca (St.) (1º andar) (estação de trem Nyugati)
Tel.: (36) (1) 239 07 82
www.aventurahostelbudapest.com


LISBOA
Alfama Patio

Os tradicionais pátios internos parecem ser a alma das residências portuguesas e neste albergue localizado no histórico bairro de Alfama não é diferente. É neste espaço verde e florido que acontecem eventos sociais preparados para os hóspedes como sessão de cinema, apresentação de DJs e, diariamente, local onde é servido o café da manhã. Cozinha de uso coletivo e aulas informais de culinária com chefes locais são alguns dos serviços oferecidos.

Escolas Gerais, 3 / Patio dos Quintalinhos 1 (Alfama)
Tel.: (351) (218) 88 31 27
www.alfamapatio.com


LIUBLIANA
Celica Hostel

As vinte celas da antiga prisão militar que funcionou neste pequeno edifício de 1883 próximo ao centro da capital da Eslovênia se transformaram em quartos renovados por mais de 80 artistas que encabeçaram as pinturas, esculturas e a decoração dos dormitórios atuais. O estabelecimento fica ao lado do Metelkova, um centro cultural alternativo ao ar livre que abriga bares undergrounds instalados em antigos quartéis militares.

Devido a suas instalações, o local já se tornou referência em toda a Eslovênia e entrou para a lista de lugares incomuns do guia Lonely Planet.

Metelkova, 8
Tel.: (386) (1) 230 97 00
www.hostelcelica.com


PARIS
Oops

Exageradamente cara e lotada, a capital francesa exige de seus visitantes fôlego financeiro e planejamento prévio antes de sua chegada. Inaugurado em 2007 ao lado do Latin Quartier, este estabelecimento surpreende pelo moderno e colorido projeto de design interior que, em 2008, lhe rendeu destaque na mídia especializada japonesa. Café da manhã farto e quartos espaçosos são os destaques.

50, Avenue des Gobelins (metrô Les Gobelins)
Tel.: (33) (01) 47 07 47 00
www.oops-paris.com


ZAGREB
Funk Hostel

Localizado entre o centro histórico da capital da Croácia e a agitada vida noturna do lago Jarun, este hostel conta com cozinha coletiva, lounge no subsolo e um pequeno café com mesinhas colocadas na calçada em dias mais quentes. Para quem procura mais privacidade sem deixar de lado o ambiente informal dos albergues, este estabelecimento possui também outro local com quartos privativos e suítes. Não se impressione com o nome do albergue, pois as simpáticas irmãs responsáveis pela administração do local recebem seus hóspedes com uma variada (e inspiradora) trilha sonora.

Poljicka, 13a
Tel.: (385) (1) 631 45 30
www.funkhostel.hr


* O jornalista viajou à Europa a convite da TAM (www.tam.com.br) e da Eurorail Group (www.eurailtravel.com)