Topo

Veja estátuas de Bruce Lee, Mao Tsé-Tung e outros famosos em museu de Hong Kong

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Hong Kong *

19/07/2012 07h40

Quando a francesa Marie Tussaud aprendeu a fazer modelos de cera com um médico suíço, na metade do século 18, não imaginou que seu trabalho minucioso ganharia o mundo e se tornaria uma concorrida atração turística. Localizado em 14 cidades, como Londres, Berlim e Nova York, o museu abriga, há mais de 200 anos, bonecos de personalidades que impressionam pela semelhança com seus modelos originais. 

Do lado oriental do planeta, porém, são outras as celebridades que fazem sucesso no museu Madame Tussands de Hong Kong, um país asiático sob uma administrativa especial da China.

Milhares de fios de cabelo colocados, individualmente; dentes feitos com próteses dentárias; e mãos construídas a partir de modelos reais. Essas são algumas das etapas utilizadas na fabricação de bonecos da Angelina Jolie, Ronaldinho e o presidente americano Barack Obama.

A técnica, que Tussaud aprimorou quando fazia máscaras mortuárias de aristocratas executados durante a Revolução Francesa, é a mesma utilizada nas outras filiais. Mas o que diferencia cada um desses museus é seu acervo de personagens escolhidos de acordo com as personalidades mais famosas da cidade-sede.

Localizada em um dos andares da The Peak Tower, um dos símbolos turísticos do país, a versão de Hong Kong tem não só bonecos de famosos como o pintor Pablo Picasso e o cientista Einstein, mas também figuras asiáticas como o cantor Aaron Kwok, considerado o Michael Jackson da Ásia devido a sua forma peculiar de dançar, e Anita Mui, cantora local que ficou conhecida como a Madonna de Hong Kong. Atores de artes marciais, como Jackie Chan e Bruce Lee, e o personagem de mangá Astroboy também têm espaço reservado na versão asiática.

O museu de Hong Kong abriga mais de 100 celebridades e está dividido em setores dedicados aos heróis nacionais e históricos, a esportistas famosos, e atores e músicos conhecidos do público asiático.

Museu Madame Tussauds de Hong Kong
128, Peak Road (The Peak). Tel: (852) 2849-6966.
Diariamente, das 10h às 22h.
Entrada paga.
www.madametussauds.com/HongKong/en

 

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Hong Kong a convite da South African Airways (www.flysaa.com) e da Hong Kong Tourism Board (www.discoverhongkong.com)