Topo

Terra da Oktoberfest, Munique comemora 200 anos de seus jardins de cerveja

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Munique, na Alemanha

09/07/2012 07h50

Amantes bebedores de cerveja: o paraíso existe e fica em Munique, a capital da Baviera. Biergärten, ou 'jardim da cerveja' em português, é a palavrinha mágica capaz de fazer qualquer adulto apreciador da bebida se sentir em um (etílico) paraíso, onde cervejas de todos os tipos são o principal e mais cobiçado atrativo. É ali que são encontradas as canecas de um litro com cervejas com pelo menos 5% de teor alcoólico servidas em amplas áreas verdes espalhadas pela cidade.

Tudo começou há 200 anos, quando o então rei da Baviera, Maximilian I, autorizou as cervejarias locais a comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores em áreas ao ar livre, desde que não fossem vendidos alimentos nos locais.

Em uma época em que não havia refrigeração, esta foi a solução encontrada para a venda de cerveja com temperaturas mais frescas preservadas em adegas construídas sob castanheiras e cascalhos.

Começava então a história de uma das atrações turísticas mais famosas da região, como Munique, cidade no sul da Alemanha, a aproximadamente 380 km de Frankfurt, uma das principais portas de entrada para brasileiros que visitam o país.

Os serviços funcionam da seguinte maneira: estes espaços arborizados contam com imensos bancos coletivos onde são oferecidos dois tipos de serviço.

Aqueles com toalhas de mesa são administrados por restaurantes locais e o cliente só pode consumir os produtos comercializados pelo próprio estabelecimento, como tábuas de queijos, saladas de batata e carnes grelhadas. Já nas mesas sem toalhas, é possível o consumo de alimentos comprados fora do local, desde que a cerveja seja comprada nos quiosques com sistema self service. Os piqueniques nestes parques são conhecidos, originalmente, como brotzeit.

Atualmente, alimentos também são vendidos nos mais de 180  estabelecimentos do tipo e alguns chegam a contar com até oito mil lugares.

Em uma cidade que serviu 7,5 milhões de litros só na edição 2011 da Oktoberfest, nada melhor do que seguir brindando a um de seus atrativos mais populares. 'Prost', como dizem os alemães ao brindarem.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Tourist Office of the City of Munich
www.muenchen.de
 

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Alemanha a convite da TAM e do Centro de Turismo Alemão – DZT (www.germany.travel)