Topo

Museus da Ferrari e Lamborghini atraem amantes do automobilismo para Módena, na Itália

Marcel Vincenti

Do UOL, em Maranello, na Itália

05/07/2012 08h00

A região que cerca a cidade de Módena, no norte da Itália, é uma espécie de Vaticano para os amantes dos automóveis. Cercado pelas belas paisagens da Emilia-Romagna, o local abriga as fábricas de algumas das marcas automobilísticas mais cultuadas do mundo, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati.

A boa notícia é que as duas empresas mais famosas do grupo (Ferrari e Lamborghini) criaram museus para exibir sua história para o público. Instalados em edifícios modernos e espaçosos, tais lugares expõem os principais automóveis produzidos por ambas as empresas nas últimas décadas, além de permitir que o visitante realize um teste-drive em algumas de suas máquinas. Mediante reserva, a Lamborghini também deixa o turista visitar sua fábrica (para visitar a linha de produção da Ferrari, é preciso ter um veículo da marca).

Localizado na pequena cidade de Maranello, a 20 km de Módena, o Museu da Ferrari ocupa uma área de 2500 m² e recebe anualmente a visita de 200 mil pessoas. E não é para menos: entre suas paredes estão expostos mais de 40 veículos fabricados pela empresa, como a Ferrari 166 F2 (de 1951), a Ferrari F40 (de 1987) e a Ferrari 458 Italia, de 2009.

A montadora afirma que seus automóveis de competição já venceram mais de cinco mil corridas até hoje e, na exposição, há grande destaque para os carros de Fórmula-1 da marca, que já ganharam 31 títulos dentro do mais nobre campeonato do automobilismo mundial. Uma exposição de motores e uma ala dedicada totalmente a Enzo Ferrari (o fundador da Ferrari) também fazem parte do passeio.

Lamborghini

O Museu da Lamborghini, por sua vez, está situado em Sant'Agata Bolognese (a 20 km de Modena)  e começou a receber visitas do público em 2001. Entre dezenas de relíquias e novidades, o local exibe veículos como a Lamborghini 350 GT (de 1964), a Lamborghini Islero (de 1968) e o protótipo do modelo Countach, um dos primeiros carros a quebrar a barreira dos 300 km/h.

Os famosos modelos Diablo, fabricados até o ano de 2001, e a raríssima Lamborghini Réventon (da qual só foram produzidos 20 exemplares) também estão em exposição. E um item curioso: entre todas essas máquinas figura a Lamborghini Gallardo, utilizado pela polícia italiana e que, capaz de superar os 320 km/h, é considerado o carro de patrulha mais rápido do mundo.

Pendurado na parede, como o quadro mais valioso da casa, o visitante poderá ver uma Lamborghini Murciélago, produzida até o ano de 2010 e um dos últimos grandes lançamentos da marca.

Ao lado dos veículos, disposta em ordem cronológica, uma exposição fotográfica ajuda a contar toda a história de êxito da Lamborghini. Uma exibição de motores e uma área dedicada à participação da montadora na Fórmula-1 também fazem parte do museu.

Visitas à fábrica da marca são permitidas, mas devem ser agendadas com antecedência. Atualmente, na linha de produção da montadora são feitos modelos como a Lamborghini Gallardo LP 5604 e a Lamborghini Aventador LP 700-4. 

  • Marcel Vincenti/UOL

    Lançada em 1987, a Ferrari F40 faz parte do acervo do museu ferrarista de Maranello, na Itália

Teste-drive

Caso o bolso esteja cheio e a vontade de pilotar uma Ferrari atinja níveis incontroláveis, dê uma passada no estacionamento da empresa PushStart, que fica bem na saída no museu ferrarista. O local aluga modelos de Ferrari para passeios nos arredores de Maranello. Dez minutos a bordo de uma Ferrari F430 custa 60 euros. Já uma hora a bordo de uma 599 GTB Fiorano custará 600 euros. Mais informações: www.pushstart.it

SERVIÇO

Museu Ferrari
Via Dino Ferrari, 43 – Maranello
Aberto diariamente das 9h30 às 18h (no verão, funciona até as 19h). Não abre nos dias 25/12 e 1/1.
Ingresso: 13 euros
Mais informações: www.museoferrari.com

Museu Lamborghini
Via Modena, 12 – S. Agata Bolognese
Aberto de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Ingresso: 13 euros para visitar apenas o museu. Para conhecer o museu e a fábrica, o ingresso custa 40 euros.
Mais informações: www.lamborghini.com/en/museum