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Produtos oferecidos por hotéis vão de azeite a itens de horta; conheça

Heloísa Dall'Antonia

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 19h55

Muita gente não dá a mínima para os brindes oferecidos pelos hotéis durante a hospedagem, afinal, a gentileza em deixar a mão sabonetes, xampus e outros itens não é obrigatória no país. Mas quando você se dá conta que deixou para trás, no conforto do seu lar, a pasta de dentes e o condicionador e que, para usá-los, vai ter de passar num supermercado, aí os amenities ganham importância.

Amenities (em tradução livre, "amenidades") são todos os itens que podem auxiliar a vida do turista quando em um hotel. Podem ser desde apenas os produtos básicos de higiene, quanto outros itens que promovem conforto e que acabam ocupando espaço na mala, como roupão e chinelos, ou mesmo eletroportáteis, como secador de cabelos ou ferro de passar.

  • Divulgação

    O Hotel Ponto de Luz, em Joanópolis (SP), mantém uma horta e um herbário orgânicos

“Hoje, as amenities são um diferencial mercadológico dos hotéis”, afirma Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH/SP). Como o processo de categorização de meios de hospedagem proposto no ano passado ainda é voluntário, não há padronização sobre o assunto.

Essa categorização vai permitir que, dentro do Brasil, o turista saiba exatamente o que esperar do lugar em que for se hospedar, seja na definição do tipo de estabelecimento (pousada, hotel três estrelas ou resort, por exemplo) ou até mesmo nos tipos e quantidades de produtos disponíveis no quarto, independentemente de qual estado ou cidade pretenda conhecer.

Roupões de seda

Mimos mais interessantes, e até produtos de marcas mais conhecidas, são esperados quanto mais luxuoso for o estabelecimento em que se for ficar. O investimento, que pode consumir de 1% a 7% dos custos gerais do meio de hospedagem, segundo dados da ABIH-SP, acabam por evidenciar a dedicação com o visitante (e estarão, é claro, incluídos no valor da estadia). Hoje, alguns hotéis oferecem de cardápio de travesseiros a roupões de seda para seus hóspedes.

Assim, “o melhor é perguntar no ato da reserva, seja por telefone ou e-mail, com quais itens se pode contar no quarto”, aconselha Omori. A prática não apenas evita situações constrangedoras no momento do check-out (é claro que muitos deles não podem ser levados do hotel, como roupas de cama e eletrônicos, por exemplo) quanto também facilita a vida do viajante, que pode se programar sobre o que deve ou não levar na mala.

Hotéis no Brasil e em outros países têm procurado surpreender o hóspedes com amenities de grifes consagradas ou com presentinhos inesperados durante ou no final da estadia. Conheça o que alguns deles oferecem.